As academias ao ar livre surgiram através do programa Brasil Saudável, que suscitou um investimento especial para a criação de espaços para atividades físicas em todo o país. Em entrevista cedida para a Rádio Real no dia 28, o secretário de Esportes e Eventos de Mariana, Gustavo Gomides, falou sobre a situação delas na cidade. Para ele, essa iniciativa se tornou problemática.
‘‘No início da nossa gestão, foram identificados uma série de equipamentos com problemas graves, desde deterioração, mau uso e até vandalismo. Essas academias possuem garantias vulneráveis acerca desses problemas, a Secretaria de Esportes ou de Obras não possuem qualificação para fazer os reparos necessários nos equipamentos, assim, os aparelhos quando estragam, viram sucatas’’, disse Gomides.
Leia também: Lei do Incentivo ao Esporte fortalece investimentos em Mariana
O Secretário, que também é Professor de Educação Física, salientou sobre o perigo da má utilização das aparelhagens.
‘‘É uma política pública que não dispõe de acompanhamento para os usuários e que em mau uso, os resultados podem ser mais maléficos do que benéficos’’.
Novos projetos de lazer para substituir as academias ao ar livre
Existem emendas parlamentares no valor de R$ 50 mil, que fazem a compra dessas academias e depois a doação para os municípios. A Secretaria de Esportes, sugeriu que essa doação seja destinada à aquisição de outros equipamentos para projetos de ginásticas com profissionais do município trabalhando com eles.
Leia também: REFIS Mariana: saiba como funcionará a regularização de débitos
Atualmente, os equipamentos das academias ao ar livre que estão danificados, não estão sendo repostos pela secretaria, está sendo optado pela preferência de levar a prática esportiva por meio de um profissional ou projetos de lazer em geral.
Mariana possui os playgrounds, que são equipamentos mais rígidos, resistentes, com garantia, onde as famílias visitam mais esses espaços e que promovem mais lazer às comunidades.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na Rádio Real FM e no Jornal Galilé.
[…] Academias ao ar livre se mostram problemáticas e Mariana aposta em novos projetos de lazer […]