Única mulher eleita preside sessão na Câmara de Ouro Preto

Câmara de Ouro Preto

Na última quinta-feira, 09/02, a vereadora Lilian França (PDT), única mulher eleita na gestão 2021/2024, presidiu uma sessão na Câmara Municipal de Ouro Preto . A presidência da casa estava sob responsabilidade do vereador Wanderley Kuruzu (PT), que cedeu espaço para Lilian comandar a reunião. Nesse meio tempo, antes da vereadora, a atual vice-prefeita, Regina Braga (Republicanos) também já exerceu a função em gestões anteriores.

Em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real, França celebrou a marca histórica, mas ressaltou a ausência de mulheres na vida política:

“Tive a oportunidade de presidir a reunião da câmara, um espaço pouco ocupado pelas mulheres. Na nossa Câmara, temos o mural dos presidentes e das mulheres, tivemos mulheres importantes e fortes no cenário político de Ouro Preto, mas, até o momento, não tínhamos nenhuma ocupando o cargo de presidência da casa, é um cargo de relevância. As mulheres precisam estar ocupando espaços de poder, espaço de decisões”, declarou a vereadora.

+ Ouro Preto: Vereador sugere corte do subsídio do Transporte Público e utilização de mototáxi

O cenário atual

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2020, ano em que Lilian foi eleita em Ouro Preto, foram mais de 187 mil mulheres candidatas em todo o país, cerca de 28,5 mil a mais do que em 2016. No resultado das Eleições 2020 também tivemos mais mulheres eleitas: foram 658 prefeitas contra 641 anteriormente. 

Para o cargo no legislativo, as mulheres conquistaram mais de 1,4 mil novas cadeiras nas Câmaras Municipais de todo o país. Em 2016 eram 7,8 mil eleitas e atualmente são 9,1 mil. Em contrapartida, segundo o Governo de Minas, também caiu a taxa de zero representatividade em 343 municípios. Nas eleições de 2016, 1,2 mil casas legislativas não contavam com uma única vereadora. Agora são 948 nessa condição. 

Em Minas, apenas 33% das candidaturas eram femininas. Em 2020, 286 mulheres foram candidatas a prefeitas e mais de 26 mil a vereadoras, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

+ Ouro Preto: Vereadores definem membros das Comissões

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment