Os vereadores Renato Zoroastro (MDB), Wanderley Kuruzu (PT) e Vantuir Antônio (PSDB) solicitaram a criação de um programa de tarifa comercial da Saneouro na Câmara de Vereadores de Ouro Preto desta quinta-feira (22). O vereador Renato Zoroastro (MDB) defende o desmembramento da tarifa comercial;
“Quero que a gente possa desmembrar a tarifa comercial em outras partes, porque não é justo o grande comércio pagar o mesmo preço do metro cúbico que os microempreendedores e os prestadores de serviço de pequeno e médio comércio. Julgo a maneira como é feita atualmente, e vários municípios no Brasil já adotaram essa medida de desmembrar a tarifa comercial”.
O vereador em entrevista para o repórter Antonio Isidoro, da Real FM, afirma que o problema foi relatado durante todo o processo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saneouro. De acordo com ele, o contrato foi feito sem levar em consideração a realidade local, por isso se torna importante que haja essa revisão.
“Eu, junto com o vereador Kuruzu (PT), o vereador Vantuir (PSDB) e os doutores Marco e Felipe da UFOP estamos estudando e vamos apresentar uma indicação na forma de lei para revisar a tarifa social. Comentamos em diversos momentos a importância de criar a categoria da filantropia, para que seja justa para os comerciantes.”
LEIA TAMBÉM:
- Ex-prefeito e secretário de Governo de Mariana são condenados; veja as declarações
- Em Mariana, Zema culpabiliza governo Lula por atraso em repactuação
A redução da tarifa comercial da Saneouro
Por meio de uma indicação apresentada pelo vereador Matheus Pacheco (PV), a Câmara Municipal de Ouro Preto solicita à prefeitura que renegocie o valor das tarifas comerciais cobradas pela Saneouro. A aprovação do pedido do parlamentar se deu de forma unanime e ele justificou afirmando que no município, a maioria dos comerciantes são pequenos empreendedores, em especial, empreendedoras.
Em uma entrevista à Rádio Real, o vereador menciona que nas últimas semanas houve um anúncio da redução da tarifa residencial em aproximadamente 28% pela Prefeitura, o que motivou a Casa de Leis a se movimentar no sentido de trazer mais benefícios para outros setores que usufruem do saneamento.
“Nas últimas semanas, acompanhamos um anúncio da Prefeitura sobre uma redução na tarifa residencial de aproximadamente 28%. Muitas pessoas têm questionado a respeito da tarifa comercial. Sabemos que são muito poucos os grandes empresários em nossa cidade, e nosso povo é trabalhador, com muitos empreendedores, como pequenos comerciantes, microempreendedores individuais e mulheres empreendedoras que possuem lojas, quitandas e mercearias, sustentando os nossos bairros. No entanto, essas contas não sofreram nenhuma alteração. Eu sei que não é uma tarefa fácil, mas gostaria de endossar esse pedido ao poder executivo por meio dessa indicação. Hoje, ela foi aprovada com o voto de todos os vereadores. Vamos acompanhar para verificar se algo será realmente feito a respeito disso”, disse Matheus à Real.
A expectativa é que essa medida de rever as tarifas comerciais cobradas pela Saneouro em Ouro Preto proporcione um alívio financeiro aos comerciantes locais, fortalecendo seus negócios e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.