O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto foi destacado no 3º Fórum Regional de Diversificação Econômica do SEBRAE, realizado ontem (19) em Belo Horizonte. A antiga Vila Rica foi elencada como um dos casos de sucesso, ao lado da cidade de Conceição do Mato Dentro, dentro das políticas públicas que fomentam a expansão de horizontes econômicos. O secretário Felipe Guerra destacou o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) e o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES) no evento.
Felipe Guerra explicou que o fórum reúne lideranças empresariais e comunitárias, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de empresas mineradoras, ONGs, agentes de desenvolvimento regional e outros atores-chave do Estado de Minas Gerais. Em sua apresentação, ele detalhou o sucesso de Ouro Preto nas políticas públicas de diversificação econômica, destacando a importância de reduzir a dependência da mineração e fomentar outras áreas como turismo, cultura, empreendedorismo, inovação e tecnologia.
“Pela primeira vez, fomos convidados a apresentar casos de sucesso do poder público, ao lado da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro com seu fundo soberano, e Ouro Preto com a política pública de diversificação econômica e nosso Conselho de Desenvolvimento Econômico”, afirmou Guerra.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto nasceu em 2022, no atual governo e em pouco mais de 2 anos de existência, já colhe os frutos do trabalho desenvolvido. Este ano inclusive, acontece a 2ª Semana do Desenvolvimento Econômico, promovida pelo órgão do executivo municipal e a ADESIAP.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE OURO PRETO: POLÍTICA PÚBLICA PERENE
Um dos aspectos que diferenciam esse trabalho da atual gestão de Ouro preto é o estabelecimento de políticas públicas que são perenes, ou seja, não dependem de vontade de um só governo para conduzi-las, elas já nascem estabelecidas. Nesse sentido, Felipe Guerra destacou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que foi transformado em um órgão tripartite, incluindo o setor público, empresas privadas e a sociedade civil. Isso permitiu uma governança mais participativa e transparente, tornando o conselho deliberativo em vez de apenas consultivo. Ele também mencionou a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES) para projetos de diversificação econômica, com investimentos significativos para apoiar iniciativas locais.
Leia também:
- Ouro Preto recebe Anavitória e Nando Reis em Agosto
- Histórias para Cantar: Turnê d’O Teatro Mágico virá a Ouro Preto e Lafaiete em Outubro
“No primeiro ano, colocamos R$ 1 milhão no fundo e, neste ano, aumentamos para R$ 2 milhões. A Prefeitura de Ouro Preto pega um recurso que seria da secretaria e coloca dentro de um fundo, onde várias entidades e pessoas que representam a cidade discutem as melhores áreas de atuação desses recursos, abrindo editais públicos e transparentes para projetos que visam a diversificação econômica e geração de emprego”, explicou Felipe Guerra.
Contudo, Guerra fez questão de destacar o apoio que recebeu de Angelo Oswaldo e de Regina Braga para estabelecer o trabalho.
TRABALHO GERA RESULTADO NA ECONOMIA DE OURO PRETO
O secretário ressaltou os resultados positivos das políticas implementadas, como a criação de 20.000 postos de emprego, a formalização de 1.500 novos CNPJs nos últimos dois anos e a transformação de Ouro Preto em um exemplo para Minas Gerais. Ele também mencionou a importância de parcerias com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e empresas locais, além da criação de um ambiente favorável para negócios com a Sala Mineira do Empreendedor.
“Ouro Preto ficou muito tempo dependente da mineração e do turismo, mas hoje estamos explorando muito mais, com a área de inovação e tecnologia sendo o terceiro setor que mais paga impostos à prefeitura, à frente do turismo. Essas ações vêm transformando Ouro Preto em uma cidade exemplo, convidada pelo setor produtivo para mostrar seus cases de sucesso. Acreditamos que essa missão de diversificação econômica e geração de emprego e renda é maior do que apenas da prefeitura. É uma responsabilidade de todos nós”, concluiu Felipe Guerra.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Caso de sucesso: Ouro Preto é destaque no Fórum Regional da Diversificação Econômica […]
[…] Caso de sucesso: Ouro Preto é destaque no Fórum Regional da Diversificação Econômica […]