Após nove anos de espera, a restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, terminou e a cerimônia da entrega oficial acontecerá na sexta-feira (18), no Dia de Aleijadinho, às 11h. O evento será liderado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contará com a presença de autoridades, dos membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da comunidade. A abertura para visitações e celebrações de missas no templo será no dia 24 de novembro.
O custo da restauração foi de aproximadamente R$ 10 milhões, bancada integralmente pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC), que é um programa do Governo Federal. O acompanhamento de toda a obra foi feita pelo IPHAN.
“Será um dia em que os ouro-pretanos, de maneira especial os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, manifestarão gratidão ao Governo Federal, não só a gestão atual, mas também algumas gestões anteriores, porque o projeto de restauração foi aprovado na gestão de outros governos, mas também uma manifestação de gratidão ao IPHAN, especialmente aos seus membros, que se dedicaram bravamente para a captação do recurso e o acompanhamento das obras de restauro da nossa matriz. Foram duas fases de restauração da nossa igreja: a fase de restauração dos elementos estruturais e a fase de restauração dos elementos artísticos”, disse Padre Edmar José da Silva, à Rádio Real FM.
+ Funerária é denunciada por lavagem irregular de cadáver, em Ouro Preto
A entrega da restauração do santuário acontece no último dia da programação da 43ª Semana do Aleijadinho, justamente no aniversário de morte do artista. Haverá, ainda na mesma sexta-feira, uma cerimônia de homenagem ao escultor. A primeira da matriz missa será no Dia Nacional de Ação de Graças e 1 kg de alimento não perecível será recolhido para doação.
Estarão presentes na cerimônia de entrega do santuário:
- O ministro do Turismo, Carlos Brito;
- A presidente nacional do IPHAN, Larissa Peixoto;
- A superintendente do IPHAN-MG, Débora Nascimento;
- A chefe do escritório técnico do IPHAN de Ouro Preto, Maria Raquel Alves Ferreira.
Sobre o santuário
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto foi construído entre os anos 1727 e 1746. Anteriormente à construção, havia a capela de Nossa Senhora da Conceição no local, que foi construída por um dos primeiros bandeirantes que chegaram na cidade em busca do ouro, em 1698, Antônio Dias.
O projeto e a construção do novo templo foram feitos por Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho. Os dois artistas estão sepultados no interior da matriz. A Igreja conta ainda com o Museu do Aleijadinho em seu anexo, com obras do artista.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi fechado em caráter emergencial em 2013, por problemas graves de estrutura. Assim, foi feita a restauração da edificação.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Ouro Preto: Santuário de Nossa Senhora da Conceição será reaberto, após 9 anos […]