O prazo para a notificação extrajudicial enviada pela Prefeitura de Ouro Preto à Saneouro, empresa responsável pelo saneamento básico do município, está prestes a se encerrar. De acordo com a notificação, a empresa deve apresentar em um prazo de 15 dias um plano melhorias no sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Ouro Preto, além de uma redução real no preço das tarifas.
Leia também: Municípios se reunirão para reduzir acidentes e óbitos na BR-040
OS PRÓXIMOS PASSOS PARA PREFEITURA E SANEOURO
O prazo para a apresentação do plano de investimentos se encerra amanhã, dia 31 de março. Caso a Saneouro não apresente o plano dentro do prazo estipulado, a notificação determina intervenção.
Logo após a notificação, o governo municipal estreitou a relação com o Grupo de Trabalho para debater abastecimento de água e Saneamento Básico em Ouro Preto. Em contato com o secretário de Governo de Ouro Preto, Yuri Borges Assunção, ele afirmou que:
“O Grupo de Trabalho apresentou ao Jurídico o relatório do gestor do contrato, relatório de qualidade da água com não conformidades, processo administrativo que resultou na multa anunciada, notificações, estudos. Cabe agora ao Procurador Geral dar encaminhamento a resposta à Notificação Extrajudicial, no caso da empresa apresentar, e no caso de não apresentar, apontar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.”
Ou seja, agora, fica a cargo da procuradoria da cidade aplicar as ações. O procurador Diogo Ribeiro também conversou com o Galilé.
“Agora é analisar a proposta que será apresentada. O prefeito determinou a contratação de um escritório especialista para avaliar essa proposta e quais os caminhos possíveis a serem adotados.”
Leia também: Padres pedem justiça da Saneouro com o povo de Ouro Preto
A contratação do escritório Spencer e Vasconcelos Advogados Associados, que vai analisar essa proposta, foi publicada ontem no Diário Oficial de Ouro Preto ontem (29).
O QUE DIZ A NOTIFICAÇÃO
No documento, o prefeito de Ouro Preto relembra que a prefeitura tem responsabilidade de garantir que os projetos de concessão de serviços públicos, como a prestação de serviços de qualidade de água, atendam às necessidades coletivas. No entanto, tem havido várias irregularidades relacionadas à qualidade do serviço e à falta de fornecimento em várias áreas do município.
Por isso, ele avisa que poderá aderir por uma intervenção caso não haja uma solução formal da Saneouro em três casos:
1 – redução das tarifas praticadas no Município;
2 – cronograma de cumprimento para regularização de abastecimento;
3 – atendimento das normas legais estabelecidas em relação à qualidade da água com a devida comprovação;
A empresa deve apresentar comprovação adequada dessas ações. Ou seja, através de uma documentação robusta.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Prazo da notificação à Saneouro termina amanhã (31); entenda os próximos passos […]