A Saneouro divulgou uma nota na tarde de sexta-feira (28), negando que a concessionária negociou desconto na tarifa de água com a Prefeitura de Ouro Preto. Na quarta-feira (26), o secretário municipal de Governo, Yuri Borges, disse que a empresa teria oferecido ao Município um desconto de 40% na conta de água por três meses.
De acordo com a Saneouro, houve uma reunião entre a empresa e o governo, incluindo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), e alguns secretários. A concessionária afirmou que Yuri Borges não estava presente.
“Na reunião de trabalho, foram discutidas diversas possibilidades e soluções para alguns entraves e dificuldades administrativas, sem chegar, no entanto, a definição de qualquer forma de encaminhamento conjunto dos assuntos. Esclarecemos que qualquer medida anunciada sobre as tarifas de água não passa de mera especulação.”, disse a Saneouro em nota.
Confira a nota na íntegra:
“A diretoria da Saneouro vem a público para esclarecer que, ao contrário do noticiado pelo Secretário de Governo, informar que, na sexta-feira dia 21 de outubro, o Diretor Presidente da Saneouro Sr. Paulo Roberto de Oliveira, participou de reunião de trabalho com o prefeito Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e alguns de seus secretários, e que o senhor Yuri Borges não estava presente. Na reunião de trabalho, foram discutidas diversas possibilidades e soluções para alguns entraves e dificuldades administrativas, sem chegar, no entanto, a definição de qualquer forma de encaminhamento conjunto dos assuntos.
Esclarecemos que qualquer medida anunciada sobre as tarifas de água não passa de mera especulação. A Saneouro continua à disposição para a construção de um diálogo assertivo na busca de uma solução duradoura definitiva.
Apesar das vozes que desejam manter a população sem serviços básicos de saneamento de qualidade, em respeito às famílias ouro-pretanas, continuaremos trabalhando e mantendo os investimentos programados pela Saneouro e todos os mais de 220 empregos gerados.
Somos uma empresa com mais de 25 anos de experiência e entendemos que, juntos com a sociedade, lideranças políticas e comunitárias comprometidas com o futuro, poderemos alcançar a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário do Munícipio de Ouro Preto”.
Em contato com o Jornal Galilé, o Yuri Borges reafirmou que existiu a proposta de redução da tarifa em 40% nos meses de outubro, novembro e dezembro, dando detalhes de como as tratativas aconteceram.
“Eu confirmo que existiu uma reunião com o prefeito e o presidente da Saneouro na sexta (21). O presidente esteve na cidade procurando algumas lideranças, vereadores e nessa reunião a empresa ofereceu 40% de desconto nas tarifas de outubro, novembro e dezembro. O prefeito não aceitou por entender que essa redução temporária não resolve o problema, a ideia é encontrar uma solução permanente. No sábado de manhã, o advogado da empresa me telefonou querendo saber o motivo do prefeito não ter aceitado a proposta e reafirmou que a proposta de redução por três meses. Eu reforcei o entendimento do prefeito, enquanto poder Executivo, e entendemos que a redução de tarifa temporária não resolve essa situação dramática que vive a cidade”, relatou Yuri.
O secretário de Governo de Ouro Preto, ainda, frisou que a atual administração municipal entende que existe apenas uma solução para a questão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade, a remunicipalização.
“A população não tem condições financeiras de pagar. Se tivesse, com certeza, já teria pago. Ademais, a Saneouro, logo na primeira fatura, cobrou 34 meses de tarifas atrasadas, muitas das contas que foram entregues ao Executivo foram encaminhadas ao Procon para avaliação e a maioria acumula dívida de mais de mil reais só de tarifa atrasada. Então, a solução do prefeito para a questão do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto no município é a remunicipalização dos serviços. Só assim traremos uma tarifa justa para o povo de Ouro Preto”, finalizou.
A possível negociação entre Saneouro e Prefeitura de Ouro Preto acerca das tarifas de água tem sido um assunto polêmico e de grande repercussão no meio político da cidade. No dia 6 de outubro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), havia falado sobre a hipótese da Saneouro ter procurado a prefeitura para fazer uma proposta de abaixar o preço da tarifa de água em até 40%. O vereador, inclusive, se mostrou incomodado por não ter sido comunicado pelo Executivo dessa tratativa. Na ocasião, a administração e a concessionária negaram que essa oferta tenha sido feita.
Extinção do contrato com a Saneouro
A Prefeitura de Ouro Preto soltou um comunicado avisando a Saneouro sobre a intenção de tirá-la, na quarta-feira. A medida é proveniente do Processo Administrativo, que tem origem de um parecer que a Procuradoria-Geral do Município emitiu em junho, que fala que a concessionária não havia cumprido a meta de hidrometração.
A Saneouro tem o prazo de 10 dias para manifestar sua defesa sobre as irregularidades do processo licitatório que foram levantadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Ouro Preto e por demais órgãos do Município.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.