Há quase um ano a Rua das Violetas, no bairro Santa Cruz, em Ouro Preto, vive um estado precário. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador mostra as condições da via e relata o drama da vizinhança ao ter que transitar pela área. No conteúdo, ele, inclusive, denuncia o descaso do poder público dizendo: “Não é só turismo não, periferia paga imposto também”. Veja:
De acordo com o autor do vídeo, a rua caiu em dezembro de 2021 e, desde então, nada foi feito. Assim, os moradores da via precisam conviver com poste pendurado, passando em buracos e sem condições de transitar adequadamente com um veículo.
“O vizinho que mora na casa de baixo está vivendo de favor na casa dos outros. Quando chove, temos que sair das nossas casas, porque pode acontecer desse barranco acabar de abrir. Já falei com o prefeito e ele só enrola, o secretário de Obras também, dizendo que a nossa rua está na lista e que vão arrumá-la, mas não deram previsão. Se fosse perto do centro histórico, eu tenho certeza que eles iriam arrumar com menos de uma semana. Está tendo eventos no centro direto, bancados pela prefeitura e o nosso bairro está esquecido, estamos vivendo uma situação desumana”, relatou Edvaldo Isidoro de Oliveira, morador da rua e autor do vídeo, ao Jornal Galilé.
+ Ouro Preto: obra na estrada de Santo Antônio do Salto chega a R$ 15 milhões
Em contato com o Jornal Galilé, a Secretaria de Obras de Ouro Preto afirmou que está prestes a assinar um contrato com a Conterplan – Construção Civil e Terraplanagem, que fará todas as obras de contenção na cidade, incluindo a Rua das Violetas e a estrada de Rodrigo Silva, que também está há mais de um ano em situação precária.
“Já começaram a trabalhar na estrada do Fundão, na última semana abriram mais um acesso para as máquinas e o serviço foi iniciado, mas posteriormente parado pelas condições climáticas. Na Rua das Violetas é o mesmo caso, assim que o contrato entrar em vigor, o serviço será iniciado imediatamente”, comunicou a Secretaria de Obras de Ouro Preto.
Ainda segundo a pasta, até terça-feira (7), serão estabelecidas as datas de previsão de entrega das obras. Lá no Santa Cruz a empresa já está em fase de alugar uma casa para os moradores ficarem mais próximos. Lá na estada do Fundão em Rodrigo Silva já iniciou com o maquinário”, informou a Secretaria de Obras de Ouro Preto.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Moradores reclamam de rua aos pedaços há quase um ano no bairro Santa Cruz, em Ouro Preto […]