O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) planeja concluir, ainda no primeiro semestre deste ano, uma negociação envolvendo oito prefeituras, dez empresas mineradoras, o governo do Estado e a União, com o objetivo de viabilizar a construção de uma via alternativa para desviar a circulação de aproximadamente 1.500 carretas de minério que transitam diariamente por um dos trechos mais perigosos da BR-040, entre Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Conselheiro Lafaiete, na área central.
A proposta liderada pelos prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) está sendo discutida no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), alimentando expectativas de agilidade nas discussões. O procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, destaca uma redução significativa no tempo médio para a resolução de conflitos desde a criação do órgão em 2021.
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ANGELO OSWALDO E ORLANDO CALDEIRA FIRMAM PARCERIA PARA MELHORA DAS RODOVIAS
Durante uma reunião na última segunda-feira (15), Orlando Caldeira expressou sua preocupação com o tráfego pesado na BR-040, buscando soluções em parceria com as mineradoras locais. O prefeito Ângelo Oswaldo, membro da Amig, destacou a colaboração com o Ministério Público, envolvendo prefeitos, promotores e mineradoras, visando a execução de um projeto para retirar cerca de 8 milhões de toneladas da BR-040. Os dois prefeitos concederam entrevistas para o repórter Antonio Isidoro.
Orlando ressaltou a importância de promover o modal ferroviário, aliviando as estradas e reduzindo os riscos de acidentes. Ele agradeceu o apoio do prefeito de Itabirito dentro da Amig e enfatizou a necessidade de investimentos nas estradas, sem melhorias há mais de 50 anos. A parceria com o Ministério Público é vista como essencial para enfrentar os desafios do tráfego de veículos pesados na região.
“Estamos também trabalhando em conjunto com o Ministério Público, que agora é o Compor, uma composição em que todos os prefeitos, promotores das cidades e as mineradoras estão sentados à mesa. O importante é que já existe um projeto, esse projeto está pronto para ser executado, de modo que possamos retirar, no mínimo, 8 milhões de toneladas da BR-040 e destiná-las à 356. Isso é crucial, pois reduzirá significativamente o número de viagens de carretas na BR-040.”
Ângelo Oswaldo mencionou a parceria positiva com Itabirito, evidenciada pelo asfaltamento da AMG 030 até a divisa com Ouro Preto. Projetos futuros de asfaltamento em Santo Antônio do Leite e Engenheiro Correia visam conectar diferentes distritos, impulsionando o desenvolvimento econômico e oferecendo oportunidades para agricultura familiar e empresas de pequeno e médio porte. A integração de núcleos urbanos é vista como crucial para atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável.
“Estamos em uma grande arrancada para o desenvolvimento, com todas essas ações importantes de Itabirito e também de Ouro Preto convergindo. Temos trabalhado em parceria para alcançar metas maiores de qualidade de vida e desenvolvimento na região”, concluiu Ângelo Oswaldo.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] ‘Rodovia do minério’ pode tirar até 1.500 carretas da BR-040; Angelo e Orlando comentam […]
A rodovia do Minério pretende tirar da BR 040 1500 carretas de minério qs quais carregam 8 000 ton de minério. E essa rodovia irá permitir que tais carretas se desloquem da BR 040 que deveria ser duplicada pela consecionária a passar por obras que permitam tal fluxo. Esse desvio da BR fará com que esse tráfego passe pelo distrito de São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito em via cuja declividade e qualidade de sua base e sub-base não comportam esse fluxo. E essa obra tem como.intenção viabilizar e licenciar o terminal de minério da Empresa Bação Logística cujo licenciamento será um desastre para o distrito o qual tem 300 anos de história e cultura.