“Respeite Mariana!”: Dia de Minas teve críticas a Zema e condecorações com medalhas

"Respeite Mariana!" Dia de Minas teve críticas à Zema e condecorações com medalhas

Neste domingo (16), a cidade de Mariana recebeu a cerimônia do “Dia de Minas”, em comemoração do aniversário de 327 anos da cidade. Por conta disso, simbolicamente a capital de Minas Gerais volta a ser a terra dos “Gaveteiros”, 200 anos depois. E exatamente devido a isso, a não presença do governador do estado Romeu Zema, causou fortes críticas de membros do poder público da cidade. A fala mais direta veio do presidente da Câmara da cidade, Fernando Sampaio, que pediu respeito do chefe do executivo estadual, que foi aplaudido após expressar sua insatisfação.

Leia mais:  Mariana terá voz na mesa da repactuação; comitiva foi a Belo Horizonte

Para além das questões de prestígio político e decisões de alinhamento, o evento, organizado pela Prefeitura de Mariana, teve momentos emocionantes. O “Dia de Minas” é o nome também da medalha que agracia personalidades ou instituições que contribuem para o desenvolvimento, a cultura e o bem- estar de Mariana, Minas ou o Brasil. Ao condecorar a ADEM – Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana e a Equoterapia Pequeno Arthur, a cidade demonstrou respeito e gratidão para com essas instituições que mudam a vida das pessoas, que puderam receber uma das maiores honrarias do estado.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais esteve presente, representada pelo presidente da instituição, Tadeu Martins Leite (MDB) , além das deputadas condecoradas Lohanna (PV ) e Maria Clara (PSDB). O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck também recebeu a medalha.

ZEMA É ACUSADO DE DESESRESPEITAR MARIANA

A ausência do governador Romeu Zema no Dia de Minas em Mariana gerou repercussões na cidade histórica. O presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, expressou sua insatisfação com a falta de visita do governador durante os cinco anos de mandato, destacando a falta de respeito em relação à celebração em Mariana. Ele criticou o fato de Zema ter realizado um evento em Belo Horizonte no dia 15, que não é o Dia de Minas, ressaltando que a data correta é 16 de junho e deveria ser celebrada na cidade. Veja a sua declaração completa:

Ao jornal Galilé, o prefeito Edson Agostinho (Cidadania) expressa respeito pela opinião do governador e reconhece que o município fez a sua parte ao enviar o convite. Por isso, preferiu deixar o julgamento à sociedade marianense:

“Não sei se foi um problema de agenda, mas respeitamos a opinião dele. Acredito que a análise disso não deve ser feita pelos políticos, mas sim pela sociedade”, disse o prefeito ao Galilé.

No entanto, o executivo do estado esteve presente. O secretário adjunto de Segurança Pública e Justiça do Governo do Estado de Minas, Edgard Estevo da Silva, que também foi agraciado com a medalha do Dia de Minas, agradeceu às honrarias, mas não pode fornecer informações específicas sobre a agenda do governador.

“Em relação à agenda do governador, não posso fornecer informações específicas. O que posso dizer é que, no que diz respeito à nossa pasta, a segurança pública, temos dedicado todos os esforços a Mariana”

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, entende que mesmo com a ausência de Zema, Mariana se torna a capital de Minas no Dia de Minas, conforme previsto na legislação estadual. Embora não possa comentar diretamente sobre a ausência do governador e os motivos por trás dela.

Leia mais: A batalha pela “Gerais”: Mariana segue sua vocação Hip Hop

“Eu entendo que, simbolicamente, hoje Mariana se torna a capital de Minas, como previsto na legislação estadual. Sobre a ausência do governador, não posso falar diretamente sobre os motivos, pois não tenho essa informação. No entanto, a Assembleia respeita e compreende a grande importância desse dia, e o presidente e outros membros estão aqui participando deste evento tão significativo”, disse o político.

O secretário Edgard, o deputado Tadeu e o prefeito Leitão. Foto: Igor Varejano.

Diante dessas diferentes perspectivas, a ausência do governador Romeu Zema no Dia de Minas em Mariana deixa uma lacuna e gera reflexões sobre o respeito à história, aos símbolos e ao povo dessa importante cidade de Minas Gerais. A repercussão desse acontecimento evidencia a relevância desse evento para a cidade e para o estado.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to ““Respeite Mariana!”: Dia de Minas teve críticas a Zema e condecorações com medalhas”

  1. […] "Respeite Mariana!": Dia de Minas teve críticas a Zema e condecorações com medalhas […]

Leave a Comment