Quatro vereadores pleiteiam a cadeira da presidência da Câmara de Ouro Preto: Matheus Pacheco (PV), Zé do Binga (PV), Vantuir (PSDB) e Júlio Gori (PSC). A eleição será na quarta-feira (14), às 17h, no Plenário, com transmissão ao vivo da Casa Legislativa Municipal pelo Facebook e no Youtube. O vereador Renato Zoroastro (MDB), que era cotado para se candidatar, recuou e indicou seu nome para vice-presidente. Em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, ele explica porque mudou de ideia.
“Na verdade, eu estava correndo atrás das alianças e das conversas. Foram registradas quatro candidaturas a presidência e preferi registrar a candidatura a vice-presidente para contribuir com os trabalhos da Casa e com toda a população ouro-pretana”, explicou.
Perguntado se faltou apoio dos vereadores da base do governo ou de oposição, Zoroastro explanou a movimentação dos companheiros de Câmara durante as pré-candidaturas.
“Se a gente falar de base e oposição, base e situação, segunda base, o que percebemos é que num momento desse de decisão da mesa diretora, muita coisa se divide, se espalha e deixam de se agrupar como estavam se agrupando anteriormente, acaba se agrupando por afinidade. Então, eu acredito que seja mais ou menos nesse caminho”, disse o vereador.
Para o cargo de vice-presidente, Renato concorre ao lado do atual presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), quem Zoroastro manifestou ter muito respeito.
“Concorrência fortíssima, já tem quatro mandatos de muito trabalho, fez um excelente trabalho conduzindo essa Casa nos últimos dois anos e é isso aí. A gente fica falando que eleição é de quatro em quatro anos, mas também tem da mesa diretora, que é de dois em dois anos. Não é uma disputa, é um adversário. Gosto muito do Luiz e o parabenizo por todo o trabalho realizado nesses dois anos”, declarou Zoroastro.
Sobre a possibilidade de interferências do governo na eleição da Câmara, conforme o vereador Wanderley Kuruzu (PT) apontou que existe, Renato Zoroastro afirmou que para ele é apenas uma suspeita.
“Eu, até então, ainda não percebi. A gente escuta muita especulação, mas, de fato, esse trabalho do Executivo, a gente ainda não percebeu. Até acredito que tenha, mas ainda não vi”, finalizou.
Os que pleiteiam a cadeira de primeiro secretário são: Alex Brito (Cidadania) e Naércio Ferreira (Republicanos). Os candidatos a segundo secretário são: Wanderley Kuruzu (PT) e Lilian França (PDT).
As inscrições da eleição são individuais, ou seja, se inscrevem candidatos a presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário isoladamente, não é chapa. O voto é nominal, aberto e por ordem alfabética. A eleição acontece na próxima quarta-feira (14), às 17h.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.