O ex-atacante Reinaldo comentou a atual situação da Seleção Brasileira, eliminada precocemente na Copa do Mundo do Catar. À Rádio Real FM, o ídolo do Atlético fez uma comparação entre o futebol nacional e europeu, e disse ver positivamente a possível chegada de eu estrangeiro para o comando da Amarelinha. Rei ainda elogiou Neymar, e revelou que tem esperanças de ver o craque no Mundial de 2026.
Camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo de 1978, Reinaldo disse acreditar que seja possível que Neymar repita, em 2026, a campanha feita por Messi na conquista da Copa do Mundo pela Argentina, neste ano. O ídolo atleticano rechaçou que o craque brasileiro seja descompromissado com sua carreira, e revelou que se entristeceu com a decepção que o camisa 10 teve na eliminação para a Croácia.
“Eu acho que o Neymar, apesar das extravagâncias, ele é um grande profissional. Um cara para chegar no nível do Neymar, fazer as coisas que ele fez, teve dedicação, transpiração. Neymar hoje é um jogador já formado. Ele projetar isso, claro, todo jogador vai projetar pra ver até onde ele pode chegar. Ele não teve contusões de articulação, e acho que ele sim deve pegar esse exemplo do Neymar. Eu torço muito para o Neymar, e fiquei muito triste com a tristeza dele na Copa do Mundo”, opinou.
Reinaldo fez uma análise sobre a situação geral do futebol brasileiro, e acredita que o produto nacional esteja extremamente desvalorizado perante a outras praças. Para o ídolo atleticano, talvez seja o momento de um técnico estrangeiro assumir o comando da Seleção Brasileira. O cargo está vago desde a melancólica saída de Tite, após o Mundial.
“Eu acho importante o intercâmbio. Antes, o futebol tinha o confronto entre escola sul-americana e escola europeia. Esse duelo com um apoiando na parte técnica, e outro na parte física e tática. A Europa evoluiu muito, até tecnicamente. Como o futebol vem nessa tendência de colonialismo, porque começou com o Padrão FIFA, nós temos importando tudo que vem do primeiro mundo. O campo, a regra, o fair play. Hoje em dia, você vê a Liga dos Campeões ao lado de um jogo do Brasileirão, você acha que isso aqui é várzea. Lá, fica um espetáculo, um glamour. Por que a gente não consegue fazer isso aqui?”, questionou.
Reinaldo se mostrou indignado com a mecanização que o futebol brasileiro tem atravessado, em que os jogadores têm perdido o DNA de ousadia e alegria que sempre imperou no esporte em solo nacional.
“Hoje, nós torcedores ficamos muito incomodados com o futebol que é praticado aqui no Brasil. O futebol brasileiro joga igual Europa, querendo assimilar toda essa tática europeia, e isso acaba inibindo o jogador brasileiro. Hoje em dia, ninguém dribla mais”, ponderou o Rei.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Reinaldo elogia Neymar e vê técnico estrangeiro na Seleção Brasileira com bons olhos […]