O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto (Sindsfop) emitiu um parecer sobre a minuta proposta de reforma administrativa da Prefeitura de Ouro Preto. O sindicato destaca preocupações em relação à criação de cargos de confiança com atribuições técnicas, ampliação do pagamento de honorários de sucumbência para servidores comissionados e possíveis irregularidades na nomeação de servidores efetivos para funções gratificadas.
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O sindicato dos servidores e funcionários públicos municipais questionou a falta de participação nas discussões do projeto de lei e expressou preocupações sobre a criação de cargos de confiança com atribuições técnicas, ampliação do pagamento de honorários de sucumbência para servidores comissionados e possíveis irregularidades na nomeação de servidores efetivos.
Confira o parecer:
Resumo dos principais pontos do parecer do SINDSFOP sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Ouro Preto:
- No artigo 75 do PLC, são criados cerca de 96 cargos e funções de confiança, muitos dos quais não possuem atribuições de caráter gerencial. São cargos cujas atribuições são predominantemente técnicas e, portanto, devem ser exercidos por servidores efetivos;
- Dentro do Projeto de Lei, o Artigo 5º propõe ampliar o pagamento de honorários de sucumbência (é o princípio pelo qual a parte perdedora no processo é obrigada a arcar com os honorários do advogado da parte vencedora) para servidores comissionados, o que viola a prática atual de distribuição apenas entre os procuradores municipais efetivos.
- Sugere alterações nos artigos do PLC, como a inclusão de ocupantes do cargo de Auxiliar de Serviço Escolar como elegíveis para funções de direção nas escolas, desde que possuam a formação necessária, e a garantia de movimentação na carreira para servidores detentores de função de confiança.
- Chama atenção para possíveis irregularidades na criação de cargos, como atribuições predominantemente técnicas que não requerem cargos de confiança e a nomeação de servidores efetivos para funções gratificadas de nível estratégico, gerando direito à substituição.
- A importância de exigir esclarecimentos do Executivo Municipal sobre os pontos levantados antes de aprovar ou rejeitar as mudanças propostas no PLC;
- Outras possíveis irregularidades incluem o fato de que a nomeação de um
servidor efetivo para uma função gratificada de nível estratégico gera o direito à
substituição; - O fato de que com os novos cargos criados, algumas secretarias possivelmente terão mais servidores comissionados do que efetivos, diretorias que aparentemente contam com um único servidor, que seria o próprio diretor; vários cargos comissionados possuem atribuições próprias de cargos efetivos;
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
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