Sua família se reuniu em sua propriedade escocesa depois que as preocupações com sua saúde aumentaram na quinta-feira.
A rainha subiu ao trono em 1952 e testemunhou uma enorme mudança social.
Com sua morte, seu filho mais velho, Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país de luto como o novo rei e chefe de estado de 14 reinos da Commonwealth.
Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.”
Todos os filhos da rainha viajaram para Balmoral, perto de Aberdeen, depois que os médicos colocaram a rainha sob supervisão médica.
Seu neto, o príncipe William, também está lá, com seu irmão, o príncipe Harry, a caminho.
O mandato da rainha Elizabeth II como chefe de Estado abrangeu a austeridade do pós-guerra, a transição do império para a Commonwealth, o fim da Guerra Fria e a entrada e saída do Reino Unido da União Europeia.
Seu reinado abrangeu 15 primeiros-ministros, começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluindo Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975, e nomeada pela rainha no início desta semana.
Ela realizou audiências semanais com seu primeiro-ministro durante todo o seu reinado.
No Palácio de Buckingham, em Londres, multidões que aguardavam atualizações sobre a condição da rainha começaram a chorar ao saber de sua morte. A bandeira da União no topo do palácio foi baixada a meio mastro às 18:30.
A rainha nasceu Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926.
Poucos poderiam ter previsto que ela se tornaria monarca, mas em dezembro de 1936 seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono para se casar com a americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson.
O pai de Elizabeth se tornou o rei George VI e, aos 10 anos, Lilibet, como era conhecida na família, tornou-se herdeira do trono.
Em três anos, a Grã-Bretanha estava em guerra com a Alemanha nazista. Elizabeth e sua irmã mais nova, a princesa Margaret, passaram grande parte do tempo de guerra no Castelo de Windsor depois que seus pais rejeitaram sugestões de que fossem evacuadas para o Canadá.
Depois de completar 18 anos, Elizabeth passou cinco meses no Serviço Territorial Auxiliar e aprendeu habilidades básicas de mecânica motora e direção. “Comecei a entender o esprit de corps que floresce diante da adversidade”, ela lembrou mais tarde.
Durante a guerra, ela trocou cartas com seu primo em terceiro grau, Philip, Príncipe da Grécia, que servia na Marinha Real. Seu romance floresceu e o casal se casou na Abadia de Westminster em 20 de novembro de 1947, com o príncipe recebendo o título de Duque de Edimburgo.
Mais tarde, ela o descreveria como “minha força e permanência” durante 74 anos de casamento, antes de sua morte em 2021, aos 99 anos.
Veja o anúncio da família Real no Instagram
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga do Reino Unido, morre em Balmoral aos 96 anos […]