Cedro quer investir R$ 2 bilhões em ferrovia; projeto pode tirar 2.500 carretas por dia das BR’s

O Grupo Cedro Mineração planeja um investimento expressivo de aproximadamente R$ 2 bilhões em um inovador projeto de ferrovia na região de Serra Azul, Minas Gerais. O presidente do Conselho Administrativo da Cedro Participações, Lucas Kallas, compartilhou os detalhes durante uma entrevista à Rádio Itatiaia.

O projeto, protocolado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), propõe a construção de uma ferrovia com 30 quilômetros de extensão, conectando as cidades de Itaúna e São Joaquim de Bicas, e evitando a movimentada BR-381. A iniciativa visa otimizar o transporte de minério na região, reduzindo o tráfego intenso de caminhões carregados.

Leia também:

A ferrovia será integrada às operações das mineradoras que compõem o complexo Serra Azul, conectando-se ao ramal principal que direciona o minério para os portos. Além disso, estudos incluem a possibilidade de interligar as operações por meio de correias transportadoras, conectando-se aos terminais de embarque na região.

Cedro quer investir R$ 2 bilhões em ferrovia; projeto pode tirar 2.500 carretas por dia das BR's
Foto: Grupo Cedro

Durante a entrevista, Lucas Kallas enfatizou que o projeto da Cedro não apenas visa a eficiência no transporte de minério, mas também busca soluções ambientais e sociais, alinhando-se aos princípios de ESG (ambiental, social e governança) da empresa. Ele destacou a intenção de reduzir o impacto nas rodovias, proporcionando mais segurança à população.

O impacto potencial do projeto é significativo, com a retirada estimada de 2.500 a 3.000 carretas por dia da BR-381, o que representa cerca de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

O projeto aguarda a outorga para avançar, e a Cedro Participações está confiante de que a iniciativa trará benefícios significativos para a logística regional e a comunidade. Além disso, Kallas destacou a expectativa de geração de empregos, prevendo entre 1.500 a 2.000 empregos diretos durante a construção da shortline, com mais de 1.000 empregos quando estiver em pleno funcionamento. A empresa ressalta a importância do diálogo entre o setor público e privado para minimizar o impacto nas rodovias e no estado como um todo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment