Entre os dias 22 e 26 de maio acontece o Programa Impulsiona Mulher, organizado e realizado pelo grupo Mulheres de Vena. Ele irá capacitar mulheres em temáticas do empreendedorismo (gestão financeira, marketing e negócios) e habilidades socioemocionais, a partir de duas trilhas: uma chamada “Quero empreender”, para quem deseja tirar o negócio do papel e outra chamada “Fature Mais”, para quem já tem um negócio mas quer torná-lo mais consolidado e aumentar as vendas.
O Impulsiona Mulher tem duração de quatro meses, contendo as fases de capacitação, incubação e premiação. A intenção é impactar 100 mulheres, contribuindo para que elas alavanquem os seus negócios favorecendo a diversificação econômica local.
Após o ciclo de capacitação, as participantes vão ser direcionadas para a fase denominada “Incubadora Mulheres de Vena” onde, durantes 60 dias, vão ser acompanhadas por consultoras a fim de sanar dúvidas da aplicação do conhecimento recebido na primeira fase. E como forma de valorizar as empreendedoras que mais se destacarem durante o Programa, serão premiadas 06 (seis) mulheres a partir do desempenho e indicadores pré-estabelecidos.
Leia também: Vozes de realitys, Rodrigo Suricato e Luana Camarah se apresentarão no aniversário de Ouro Preto
Um fator que está ligado ao empreendedorismo feminino são os filhos. Muitas mulheres escolhem criar a sua própria empresa como forma de ter mais tempo com a família, acompanhar o crescimento dos filhos e ter autonomia nos horários. E pensando nas empreendedoras de Ouro Preto que têm filhos, o Impulsiona Mulher vai contar com um espaço kids que será conduzido pela empresa Os Animadores. Enquanto as mães/empreendedoras se qualificam, os filhos se divertem com brincadeiras educativas e lúdicas.
O Programa Impulsiona Mulher é o primeiro realizado pelo grupo Mulheres de Vena, após a formalização como Organização da Sociedade Civil (OSC). Para Ouro Preto essa é uma conquista, pois, de acordo com o site Mapa das Organizações Civil, das 625 organizações da cidade, a única organização voltada para o empreendedorismo feminino é a Mulheres de Vena.
Essa conquista possibilita que a organização busque parcerias e editais de fomento, para que potencialize o impacto que já vem causando na cidade. O Impulsiona Mulher é patrocinado pela Gerdau, que apoia o empreendedorismo feminino e vê a importância de capacitar, fortalecer e dar protagonismo para as mulheres que desejam empreender. O Programa também tem aporte financeiro do Sicoob Credimepi e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Sebrae, Sala Mineira do Empreendedor, Rádio Real Fm e Correios.
Por Gabriella Pinheiro
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.