Nesta Sexta-feira da Paixão, o Centro Histórico de Mariana será tomado por uma atmosfera solene e reverente com a realização da tradicional Procissão das Almas. Vestidas com túnicas brancas, as almas percorreram as ruas, entoando cânticos e sendo seguidas por uma pequena multidão que acompanhará o cortejo desde a Igreja da Confraria, na Rua Dom Silvério. Este evento, realizado desde 1850, ganha destaque há 38 anos sob a organização do Movimento Renovador de Mariana e da Casa de Cultura e Academia Marianense de Letras.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto libera mais de 700 alvarás para atividades de baixo risco
- Ouro Preto recebe exposição em celebração aos 100 anos da histórica visita dos modernistas
Confira a programação completa da Sexta-feira da Paixão em Mariana:
- 6h: Via Sacra para a Cartuxa e para o Canela
- 9h: Ofício de Trevas na Catedral
- 15h: Solene Ação Litúrgica em Memória da Paixão e Morte de Cristo
- 19h: Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto
A SEXTA FEIRA SANTA NA BÍBLIA
Na Sexta-feira Santa, Jesus enfrentou uma série de adversidades, sendo interrogado por autoridades religiosas e políticas, sofrendo agressões físicas e sendo ridicularizado pelos guardas romanos. Enquanto isso, seus seguidores, como Judas e Pedro, enfrentaram conflitos internos e negações. Apesar de Pilatos reconhecer a inocência de Jesus, a pressão da multidão levou à sua condenação à crucificação. Por volta do meio-dia, Jesus foi crucificado ao lado de dois criminosos, e sua morte foi marcada por eventos sobrenaturais, incluindo um grande terremoto e o rasgo do véu do templo. Ao confirmar sua morte, Jesus foi sepultado, preparando-se para o cumprimento do sábado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.