A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Defesa Social e Defesa Civil, encaminhou um ofício à Universidade Federal de Ouro Preto indicando a viabilidade da realização do carnaval privado no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP. O evento está marcado para ser realizado de 18 a 21 de fevereiro. Artistas como Ludmilla, Luísa Sonsa, MC Hariel e Dennis DJ são alguns dos que vão se apresentar nos blocos. Agora, a decisão sobre a execução da festa é da Universidade.
“A prefeitura se manifestou favoravelmente a realização do evento, adotadas algumas medidas de segurança por parte dos organizadores dos bloco. O referido ofício com a manifestação favorável foi enviado a Reitoria da UFOP”, disse a administração municipal de Ouro Preto, por meio de nota.
No ofício encaminhado à UFOP, a Secretaria de Defesa Social e a Defesa Civil orientam que é possível a realização do carnaval desde que algumas medidas de segurança sejam tomadas. São elas:
- Realização de um plano de contingência com rota de fuga aprovado junto aos órgãos oficiais (IPHAN e Corpo de Bombeiros;
- Plano de contingenciamento do trânsito;
- Treinamento com todos os colaboradores junto aos órgãos de segurança para, em caso de um evento adverso, todos estejam preparados;
- Abertura de um corredor de segurança para veículos de emergência transitarem com facilidade, de maneira que não fiquem impedidos de dar socorro a alguma eventual vítima.
A OuroTran já está trabalhando na avaliação de passagem de ônibus e carros de aplicativos. Da mesma forma, a Secretaria de Defesa Social de Ouro Preto avalia o controle de passagem de pessoas pelo Morro da Forca durante os dias do carnaval e, caso haja condições, a abertura de uma via para a fluição do trânsito.
Vale lembrar que na chuva torrencial e deca milenar ocorrida no início do ano passado em Ouro Preto, o estacionamento do Centro de Convenções da UFOP não foi afetado em nada, o que dá uma segurança maior de que não haja nenhum risco da realização da festa no local.
“A Secretaria de Defesa Social e a Defesa Civil entendem que é possível a realização desse evento desde que sejam cumpridas algumas medidas de segurança que são imprescindíveis para a sua realização. São medidas de segurança que nós entendemos ser importantes para que nós tenhamos a segurança da realização do evento. Também, nós entendemos que há a possibilidade da realização do evento em razão da previsão meteorológica que prevê uma certa estiagem para o período do carnaval aqui em Ouro Preto”, disse o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, ao Jornal Galilé.
O Jornal Galilé entrou em contato com a UFOP para saber se a Universidade irá autorizar a realização do evento no estacionamento de Centro de Convenções da UFOP e aguarda um retorno.
Liga dos Blocos
Criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem, desde então, promovendo uma festa com duração de quatro dias, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, em que cada bloco mantém sua identidade original.
O carnaval privado de Ouro Preto movimenta cerca de R$ 6 milhões diretamente na cidade, além de gerar 1.500 empregos diretos no município. Anualmente, os blocos recebem 7 mil foliões por dia, totalizando em 28 mil pessoas curtindo um dos principais eventos carnavalescos do Brasil.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Prefeitura de Ouro Preto dá aval para realização do carnaval privado […]
[…] A Defesa Civil de Ouro Preto indicou positivamente a realização do carnaval desde que alguns parâ…, como estratégias de evacuação, mas, segundo a UFOP, a mesma informou que não serão feitas obras adicionais até a realização do evento. […]