Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto anuncia retomada de 130 postos de trabalho na ACTECH

Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto anuncia retomada de 130 postos de trabalho na ACTECH

O secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, foi até a Rádio Real FM para dar uma boa notícia referente à Alumina Cheminal Technology (ACTECH), empresa de fabricação de alumina e cobre. Com a valorização do hidrato de alumínio no mercado, a companhia retomará a produção desse produto e, assim, gerar 130 novos postos de trabalho.

“Diante de todas as nossas tratativas, nós tivemos uma notícia ontem muito importante de que a empresa retomará a produção do produto que tinha sido interrompido. O valor desse produto, hidrato de alumínio, havia crescido no mercado, passou-se a ser interessante para a empresa retomar e, com isso, cerca de 130 postos de trabalho serão gerados na ACTECH. Esses postos de trabalho já estão começando a girar, vão até março”, disse Chiquinho de Assis.

Em novembro do ano passado, a ACTECH havia desligado 96 funcionários por conta de uma pausa temporariamente na produção e venda de Hidratos Úmidos, diante da alta competitividade e valor baixo agregado atual do produto. Em diálogo com a Prefeitura de Ouro Preto e com outras tratativas, a empresa conseguiu retomar a produção e aumentar o número de empregos na fábrica.

De acordo com Chiquinho de Assis, a ACTECH possui sua independência, porém a intenção da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto é reaproveitar as pessoas que foram desligadas para retornar à empresa. Porém, no caso de alguém já estar empregado no ramo da indústria siderúrgica, uma outra pessoa poderá assumir a vaga.

“É uma preocupação nossa. Dentro da medida do possível, tentar reaproveitar as pessoas que já estavam lá, mas claro que a empresa tem sua independência. Vamos lutar para que essas pessoas retomem seus postos de trabalho. E nas vagas de pessoas que já foram realocadas para algum emprego dentro da indústria siderúrgica, que haja a possibilidade de novas pessoas assumirem”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto.

Outra boa notícia é que a ACTECH está tentando junto à Secretaria do Estado de Meio Ambiente uma substituição em sua matriz energética. Antes, a empresa utilizava óleo e a intenção é que a produção seja feita com gás.

“É bem menos poluente, porque passa a ser o mesmo gás que nós usamos no fogão de casa. Então, grosseiramente, é como se tivéssemos um fogão à lenha ou algo parecido com uma chaminé e depois passamos a ter um fogão a gás”, explicou Chiquinho de Assis, que acredita ser uma boa iniciativa dentro da meta da pasta que é de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto anuncia retomada de 130 postos de trabalho na ACTECH”

  1. […] Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto anuncia retomada de 130 postos de trabalho na ACTECH […]

Leave a Comment