Na 64ª reunião ordinária da Câmara de Ouro Preto, ocorrida na quinta-feira (6), o presidente da Casa Legislativa, Luiz Gonzaga (PL), levantou a hipótese da Saneouro ter procurado a prefeitura para fazer uma proposta de abaixar o preço da tarifa de água em até 40%. O vereador, inclusive, se mostrou incomodado por não ter sido comunicado pelo Executivo dessa tratativa. A administração e a concessionária, no entanto, negaram que essa oferta tenha sido feita.
“Pegaram três ou quatro vereadores, inclusive eu, Zé do Binga e Sandrinho, para conversar, falando que poderia abaixar o preço da tarifa em até 40% e que isso foi falado no Executivo. Mas falar até papagaio fala. Teria que vir aqui na Casa Legislativa ou alguém do governo falar aqui isso, o que não houve. Se houve a proposta, por que ela não chegou nessa Casa Legislativa? Por que o Executivo não nos chamou? Por que não chamou a base para conversar sobre isso? É preciso ter esse diálogo. Assim fica difícil. Vamos chamar o representante da Saneouro, o Executivo, os 15 vereadores e ver a proposta, talvez ela seja de abaixar 50% ou 60%”, declarou Luiz Gonzaga.
Procurados pelo Jornal Galilé, a Prefeitura de Ouro Preto e a Saneouro negaram que houve qualquer oferta para abaixar o valor da tarifa de água da cidade. A nossa reportagem, então, entrou em contato com Luiz Gonzaga para saber mais detalhes dessa informação e o mesmo declarou que não passava de um boato.
Discordância
Em um segundo momento de sua fala na Câmara, Luiz Gonzaga discordou da fala do prefeito, no que diz respeito à aprovação da chegada da Saneouro por parte da Câmara. Na terça-feira (4), Angelo Oswaldo disse que a concessão da água foi votada pela Casa Legislativa no mandato passado. Posterior a isso, na quinta, o presidente da Câmara argumentou que os vereadores aprovaram a a regulamentação do saneamento, seguindo a norma federal de que todo o país tenha o seu serviço de água e esgoto regulamentado até 2026.
“Como aliado, o prefeito não pode falar que a Câmara aprovou a Saneouro. Ele está errado, ele é o Executivo. Jamais um Legislativo pode fazer aprovar Saneouro ou qualquer outra empresa. Houve um processo licitatório que compareceu só uma empresa, o que foi questionamento da CPI. Mas o Angelo Oswaldo falar que a culpa é dos cinco ou seis vereadores, eu não concordo. Ele está errado e deve readmitir o que falou. Como um vereador vai aprovar uma empresa? Quem faz isso é o Executivo. Quem faz edital, convoca, chama tantas empresas é o Executivo. Tem que procurar saber mais ao invés de falar uma coisa sem saber, fica muito ruim para nós”, disparou.
A reunião 64ª reunião ordinária da Câmara de Ouro Preto pode ser conferida na íntegra clicando aqui.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] dia 6 de outubro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), havia falado sobre a hipótese da Saneouro ter procurado a prefeitura para fazer uma proposta de abaixar o preço da t…. O vereador, inclusive, se mostrou incomodado por não ter sido comunicado pelo Executivo dessa […]
[…] No dia 6 de outubro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), havia falado sobre a hipótese da Saneouro ter procurado a prefeitura para fazer uma proposta de abaixar o preço da t…. O vereador, inclusive, se mostrou incomodado por não ter sido comunicado pelo Executivo dessa […]