A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, realizou na última terça-feira, dia 5 de dezembro, o lançamento do Plano de Ação Climática do município. A cerimônia, realizada no gabinete, contou com a participação de autoridades municipais, além de representantes do governo estadual e ICLEI.
“Estamos dando um importante passo em direção a uma cidade sustentável e ecológica. Agora temos um plano de ação para colocar em prática, alcançando a baixa emissão de carbono e alta resiliência aos impactos climáticos”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
O Plano de Ação Climática tem como objetivo identificar e estabelecer medidas prioritárias para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, além de propor mecanismos e instrumentos que possibilitem a implementação pelo município das metas estabelecidas para o alcance da sustentabilidade ambiental. Os objetivos do plano estão relacionados com os ODS 2030 e o programa ‘Itabirito 2050 – Visão para o Futuro’.
Leia também:
- Artistas de Ouro Preto e Mariana participam do Festival FelizCidade que comemora os 319 anos de Santa Bárbara
- Itabirito terá totens para hidratação em espaços públicos
“O plano estabelece eixos para orientar a governança climática no município. Itabirito está fazendo a sua parte para que o país possa cumprir os objetivos estabelecidos nos pactos globais”, afirmou a Sênior Fellow de Desenvolvimento Urbano Sustentável do ICLEI, Maria Caldas.
Plantio de mudas
Incentivando a preservação ambiental, a Prefeitura realizou o plantio de uma muda de ipê-amarelo em razão da primeira Virada Ambiental, que promoverá o plantio de 1000 mudas da espécie em áreas públicas predeterminadas.
“Itabirito está em direção à uma economia verde. Estamos estabelecendo ações para o enfrentamento das mudanças climáticas que já estão acontecendo”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.