Pelo fim dos acidentes, ato reúne 11 prefeitos das cidades das rodovias BR-040 e 356

Um “Ato Pela Vida” que inicialmente estava planejado para ocorrer na BR-040, na frente do pedágio, transformou-se em uma reunião estratégica entre prefeitos das cidades perpassadas pela via e também pela BR-356. A decisão de realizar o encontro em Itabirito foi considerada crucial, uma vez que a cidade enfrenta o intenso fluxo de carretas que se deslocam da região dos Inconfidentes até Belo Horizonte, se misturando com veículos de passeio ao longo de toda a extensão da rodovia.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, recentemente sugeriu, em uma entrevista à Rádio Real, a possibilidade de escoar o fluxo de carretas de minério pelos terminais ferroviários já existentes, utilizando uma estrada que já está pronta para esse fim.

Na reunião que envolveu 11 prefeitos da região, diversos vereadores e a imprensa, Orlando Caldeira expôs sua ideia por meio de um mapa que evidenciou as ligações entre as mineradoras e propôs a criação de vias internas, conhecidas como “Rodovia do Minério”, para levar as carretas o mais próximo possível da ferrovia.

PREFEITOS AVALIAM ATO E BUSCAM SOLUÇÕES COMO DESDOBRAMENTO

Após o ato, em entrevista, o prefeito Orlando Caldeira destacou a importância de encontrar alternativas para os congestionamentos que afetam tanto a BR-040 quanto a BR-356. Ele ressaltou que a região enfrenta graves problemas devido ao intenso tráfego de carretas de minério, causando acidentes, paralisações prolongadas e transtornos para os moradores.

Então é muito importante que a gente resolva esse problema que está afligindo demais a toda a nossa região. A reunião com esses 11 prefeitos no dia de hoje resultou, e nós vamos procurar os nossos ministros para que possamos ter uma conversa e discutir a possibilidade e viabilidade de acelerar o processo de duplicação da BR-040. Agradecendo também ao Ministério Público, tudo que estamos fazendo, recorremos ao Ministério Público, e isso é importante.

Orlando Caldeira compartilhou sua preocupação com a situação da BR-040, cuja concessão está prevista para encerrar em fevereiro de 2024, e pediu a atenção do governo federal para a duplicação do trecho entre Alphaville e Lafaiete, que compreende 100 km de intenso tráfego. Ele enfatizou a necessidade de um pedágio justo e da conclusão da duplicação para evitar acidentes e mortes na rodovia.

O prefeito agradeceu ao Ministério Público pelo apoio e colaboração na busca por soluções, destacando o papel essencial do diálogo entre prefeitos, mineradoras, transportadoras e o Ministério Público para encontrar caminhos que reduzam o número de viagens nas rodovias e melhorem a qualidade de vida na região. A reunião resultou em planos para buscar a colaboração dos ministros e discutir a viabilidade de acelerar o processo de duplicação da BR-040.

Pelo fim dos acidentes, ato reúne 11 prefeitos das cidades das rodovia BR-040
‘BR-040 TIRA A TRANQUILIDADE DE TODOS E A VIDA DE MUITOS’- Diz a faixa.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, também abordou a preocupação com a frequência de acidentes nas rodovias BR-040 e BR-356 durante uma reunião. Ele destacou que a BR-040, em especial, registra quase acidente por hora, mas ressaltou que a BR-356, conhecida como a Rodovia dos Inconfidentes, também enfrenta desafios.

Na fala, Angelo Oswaldo menciona o trecho que vai de Alphaville, na BR-040, até Mariana, passando pelo contorno de Ouro Preto. Ele esclarece que essa parte da BR-040, a partir de Mariana, é considerada uma Rodovia Estadual. O prefeito menciona que o governo federal, durante a gestão passada, anunciou a transferência dessa rodovia para o estado, e, posteriormente, o estado anunciou sua privatização.

Angelo Oswaldo ressalta que, apesar das várias reuniões e audiências públicas realizadas para discutir a questão, não houve avanços significativos ou resoluções concretas.

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