As secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da cidade de Ouro Preto estão realizando Pesquisas de Demanda Turística, para traçar o perfil dos turistas que visitam a cidade histórica.
A pesquisa está sendo feita por meio de questionários, e é considerada uma das principais formas de planejamento de estratégias para fomentar o turismo na cidade. Dados como motivação da viagem, tempo de permanência, nível sócio econômico, perfil de gastos, origem e meios de hospedagem e transporte, são coletados na pesquisa.
Os resultados da pesquisa mostram que cerca de 90% das pessoas relatam que vão para a cidade por lazer, seguido por história e cultura (35%). Os turistas em sua maioria, 40,45%, ficam 3 dias na cidade. Mais de 60% dos visitantes vêm em carro próprio, seguido por ônibus com cerca de 30%. Hotéis e pousadas são os principais meios de hospedagem.
A maior parte dos turistas são de Minas Gerais, mas Maranhão, Bahia e Paraná aparecem junto de outros estados na lista. Em Março de 2024, 20,59% são homens de 21 a 30 anos, sendo assim o maior grupo.
Felipe Xavier, diretor de Turismo, destaca que um ponto positivo da pesquisa, é que ela mostra o interesse do turista em voltar, “o que significa que Ouro Preto está entregando algo de positivo”, completa.
Leia também:
- Tarifa do táxi lotação é reajustada em Ouro Preto
- Exposição do fotógrafo Eduardo Tropia, “Três Movimentos”, está aberta em Ouro Preto
A diretora de Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Edmara Fonseca, destaca o impacto crucial do turismo em Ouro Preto para o desenvolvimento econômico do município. “Essa pesquisa não apenas revela as preferências e comportamentos dos visitantes, mas também fornece dados valiosos para entender como o turismo impulsiona diversos setores da economia local.”
As pesquisas com o perfil dos turistas continuaram a ser divulgadas pelas secretarias e poderão ser acessadas pelo público, para conferir a pesquisa completa deste mês, clique aqui.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.