A exposição fotográfica “Três Movimentos”, com obras do fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia, está disponível para visitação até 28 de abril, na Galeria José Alberto Pinheiro d’O Passo Pizzajazz. Uma pesquisa fotográfica que mistura duas imagens. Ambas trazem aspectos históricos, artísticos e estéticos que fazem com que a arte sacra mineira ganhe novos significados.
A mostra reúne imagens de três projetos fotográficos de Tropia, que passam por cromos, fotos em filme e digitais. Para Guilherme Horta, curador da exposição, Eduardo Tropia “confronta, reinterpreta o Barroco mineiro nesse duelo de imagens composto de três ensaios distintos: Barroco Liberto, Chinesice e Igrejas Ouro Preto, gerando uma nova estética da fotografia documental imaginária”.
O fotógrafo, em conversa com a Galilé, ressalta a atemporalidade das obra: “Falar de Ouro Preto hoje é falar de Ouro Preto ontem, como os três projetos estão muito ligados a maior essência ouro-pretana que são as igrejas, a obra é atemporal, não deixa de ser um trabalho contemporâneo”
Já o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, chama a atenção para a “a trama urbana” da cidade, como “um rosário de igrejas. Os templos coroam os picos do relevo, suspendendo a paisagem, e dos morros fazem altares”. É essa trama barroca, em artes e igrejas, que está presente na exposição fotográfica “Três Movimentos”, pelo olhar de Eduardo Tropia.
Leia também:
- ‘Nerso da Capitinga’ se apresentará em Ouro Preto em maio
- Santo Antônio do Leite recebe evento ‘Viva o Outono’ neste final de semana
Com “Barroco Liberto”, de 2012, o acervo de filmes positivos, de Eduardo Tropia é revisto, sobrepondo dois cromos no intuito de relacionar aspectos históricos e litúrgicos contidos nas fotografias. “Chinesice”, de 2017, revela a influência chinesa no Barroco Mineiro, com as obras vindas da colônia portuguesa de Macau até Ouro Preto, fazendo-se presente em vários monumentos da cidade. Por fim, também em 2017, a série “Igrejas Ouro Preto” contrapõe duas imagens digitais, ampliando a percepção de dois tempos e unindo manifestações artísticas diversas.
Eduardo Tropia, filho do retratista Milton Tropia, possui mais de 45 anos de experiência com fotografia. Foi repórter fotográfico da revista IstoÉ e do Jornal O Tempo. Seus trabalhos como freelancer foram publicados em diversas revistas como Los Angeles Time Magazine, National Geographic e Casa Cláudia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Exposição do fotógrafo Eduardo Tropia, “Três Movimentos”, está aberta em Ouro Preto […]
[…] Exposição do fotógrafo Eduardo Tropia, “Três Movimentos”, está aberta em Ouro Preto […]
[…] Exposição do fotógrafo Eduardo Tropia, “Três Movimentos”, está aberta em Ouro Preto […]