Com paridade de gênero, Prefeitura de Mariana se destaca com 50% de mulheres em cargos de liderança

A Prefeitura de Mariana se mostra em destaque na questão da paridade de gênero na ocupação de cargos de direção, gerência e chefia entre mulheres e homens em Minas Gerais. Atualmente a Prefeitura conta com cerca de 90 mulheres ocupando cargos comissionados e funções de confiança. Essa foi uma das pautas abordadas durante a entrevista dada à Rádio Real, na última quarta-feira (14), pela Secretária de Administração de Mariana, Arlinda Gonçalves, que ainda ressaltou:

“A Prefeitura de Mariana tem cada vez mais mulheres ocupando funções de confiança que fazem parte diretamente da gestão. Então, nós temos uma lei que vem sendo cumprida com muito orgulho’’.

Paridade de gênero

Essa lei a qual ela se refere, é a Lei Complementar nº 177/2018 que dispõe sobre o modelo de gestão e a estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Mariana. O artigo 55 desta lei, prevê que o Município de Mariana no prazo de cinco anos, atinja a paridade de 50% para cada gênero entre cargos comissionados e funções de confiança. A apuração deste percentual será realizada observando a totalidade de funções e cargos existentes. Cinco anos depois, em 2023, Arlinda confirma que a lei vem sendo cumprida com êxito.

Município de Mariana tem abertura de cotas de emprego destinados à população trans

Outro Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Mariana em maio de 2022, dispõe sobre abertura de cotas de empregos destinados à população trans (travestis, transexuais e transgêneros) no Município e em empresas prestadoras de serviço.
O Art. 1º discorre: ‘‘Fica instituído o Município de Mariana a conceder cotas de emprego exclusivas para a População Trans, destinados a promover os direitos humanos, o acesso ao trabalho, renda e qualificação profissional a travestis e transexuais, em situação de vulnerabilidade social, nos termo e condições estabelecidas nesta Lei’’.

Portanto, este PL é de extrema importância diante do cenário em que o público trans vive, em sua maioria, vítimas da exclusão, sem apoio da família e das instituições de ensino e discriminação no mercado de trabalho. Historicamente, a população trans acaba não tendo oportunidades que viabilizem uma vida digna na sociedade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Com paridade de gênero, Prefeitura de Mariana se destaca com 50% de mulheres em cargos de liderança”

  1. […] Leia mais: Com paridade de gênero, Prefeitura de Mariana se destaca com 50% de mulheres em cargos de lideranç… […]

Leave a Comment