Papa Francisco nomeia padre Edmar José para ser bispo Auxiliar da arquidiocese de BH

O Papa Francisco anunciou, nesta quarta-feira, 6 de março, a nomeação do Padre Edmar José da Silva, membro do clero da Arquidiocese de Mariana (MG) e pároco de Ouro Preto, como o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). A decisão atendeu à solicitação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, que expressou a necessidade de contar com mais um auxiliar em suas atividades pastorais. As informações são da CNBB.

Padre Edmar José atualmente desempenha o papel de pároco e reitor na Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG). Além disso, ele é diretor geral da Faculdade Dom Luciano Mendes, professor e contato arquidiocesano para dinamização da fase diocesana do Sínodo sobre a sinodalidade.

Leia também:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Monsenhor Edmar José da Silva por sua nomeação, expressando alegria e desejando um episcopado profícuo. As lideranças da CNBB destacaram a importância de sua colaboração na proclamação da Palavra de Deus, conforme a reflexão do Papa Francisco sobre a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja.

A HISTÓRIA DO PADRE EDMAR, NOVO BISPO DE BELO HORIZONTE

Papa Francisco nomeia padre Edmar para ser bispo da arquidiocese de BH

Padre Edmar José da Silva, nascido em 19 de abril de 1975, em Alto Rio Doce (MG), iniciou sua formação sacerdotal no Seminário Menor da Congregação Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas) e posteriormente transferiu-se para o Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana. Ele foi ordenado diácono em 15 de agosto de 2000 e presbítero em 19 de maio de 2001.

O novo Bispo Auxiliar é pós-graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e Centro Universitário Newton Paiva. Além disso, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.

Padre Edmar José da Silva exerceu diversas funções na Arquidiocese de Mariana, incluindo direção do Seminário Menor, direção espiritual e geral do Instituto de Filosofia, representação dos presbíteros, coordenação arquidiocesana de Pastoral, entre outras responsabilidades.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment