A Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu nesta terça (28), em evento realizado em Brasília, o prêmio do 1º Concurso Boas Práticas do Ministério da Educação (MEC). A instituição divulga evento com tema “Assédio moral e sexual na Universidade: como enfrentar”.
Ouvidoria feminina da UFOP é premiada
De acordo com a página oficial da universidade, ao concorrer na categoria “Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria”, a Ouvidoria da UFOP ficou em primeiro lugar entre seis participantes. O objetivo do concurso é estimular e reconhecer as ações de gestão desenvolvidas para a promoção e o aprimoramento da governança, transparência e integridade pública no âmbito federal da educação. A premiação aconteceu na abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno do MEC.
Para a reitora Claudia Marliére, receber essa premiação é motivo de orgulho para toda a Instituição: “Este prêmio mostra uma ação assertiva da UFOP que, desde 2017, vem, de forma exaustiva, implantando e mostrando a importância de uma Ouvidoria Feminina que garanta uma política institucional de acolhimento que reconhece e estabelece processos de denúncia e enfrentamento à violência de gênero”.
São inúmeros os desafios que temos enfrentado, mas um prêmio deste nos fortalece para continuarmos lutando e conquistando mais espaços que garantam, com políticas como a nossa, que já está institucionalizada através da Resolução Cuni nº 2.249, que não toleramos violência de gênero na UFOP”
A reitora destaca ainda os desafios que são enfrentados pelo órgão e como essa premiação colabora para o fortalecimento do trabalho.
A coordenadora da Ouvidoria Feminina, professora Flávia Máximo, acrescenta que a premiação “é um reconhecimento do trabalho histórico de mulheres da UFOP e da comunidade. Esperamos que esse prêmio fortaleça nossa Ouvidoria para que possamos continuar a acolher e encorajar mulheres a enfrentar a violência interseccional de gênero que existe em qualquer instituição”, completa.
Leia também:
- Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana
- Prefeitura de Mariana disponibiliza REFIS 2023, Programa de Recuperação de Receitas
Evento para debater o combate ao assédio
A página da UFOP divulga: “Atenção professores: o próximo evento do Programa Sala Aberta acontece na próxima terça-feira (5) e as inscrições ficam abertas até segunda (4)!
Esta edição, com o tema “Assédio moral e sexual na Universidade: como enfrentar”, traz como convidadas as professoras Maria Paula Panúncio Pinto, do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), e Flávia Souza Máximo Pereira, do Departamento de Direito da UFOP.
A atividade é realizada a partir de uma parceria do Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP com a @ouvidoriafeminina e o Coletivo @andorinhas.ufop.
O evento vai ser presencial e vai contar com transmissão ao vivo.
Mais informações e o link para inscrições estão na nossa bio”.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Ouvidoria feminina da UFOP recebe prêmio em Brasília e instituição divulga evento para combater … […]
[…] Ouvidoria feminina da UFOP recebe prêmio em Brasília e instituição divulga evento para combater … […]