Conheça as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em 2023 em Ouro Preto.
Fim do Aterro Municipal
Parcerias regionais consolidaram um marco significativo na destinação correta dos resíduos sólidos de Ouro Preto. Antes instalado na Rancharia, o aterro de Ouro Preto estava com medidas restritivas desde 2016. O término da disposição de resíduos no local representou um avanço crucial na gestão ambiental.
Projeto Escola Vai ao Parque
A Secretaria promoveu extensas ações dentro do Programa de Educação Ambiental, proporcionando, aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, visitas guiadas ao Parque Municipal das Andorinhas, ao Horto dos Contos e a outras unidades de conservação. Essa iniciativa, que atendeu no ano de 2023 cerca de 1.500 alunos, visa formar as novas gerações para a preservação e o desenvolvimento sustentável, estimulando, desde cedo, a conexão com a natureza.
Concurso de Fotografia e Oficinas Pedagógicas
O engajamento da comunidade escolar foi estimulado, também, por meio do concurso de fotografias, que ocorre desde 2021, com foco no meio ambiente, premiando talentos e promovendo a conscientização. Com o tema Bicentenário da Cidade de Ouro Preto 1823-2023, em 2023, o concurso foi destinado aos estudantes matriculados do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, nas instituições de ensino públicas e privadas do município. O objetivo era desafiar os estudantes a traduzirem, por meio da fotografia, as percepções ambientais do município de Ouro Preto, tanto da sede quanto dos distritos. Além disso, oficinas pedagógicas, ao longo do ano, abordaram temas como compostagem, plantas medicinais e reciclagem, promovendo a educação ambiental de forma prática e interativa.
Parceria para formação de brigadistas
Entre as ações voltadas à proteção da natureza e da comunidade, destacam-se a formação de 30 novos brigadistas voluntários, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a criação da Brigada dos Prazeres, com curso ofertado em Lavras Novas pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar – Ouro Preto – 1º BBM, em parceria com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto. Também houve empenho na promoção de blitz educativas, evidenciando o compromisso da Secretaria com a segurança ambiental. Aliado a isso, a proteção contra incêndios florestais e a conscientização da população foram medidas essenciais para a preservação das riquezas naturais e o bem-estar das comunidades locais.
Horto dos Contos, acesso para todos
A recuperação do Horto dos Contos, um ponto emblemático de Ouro Preto, não apenas revitalizou uma importante área de lazer como beneficiou significativamente a comunidade. Além disso, a aquisição de cadeiras de rodas adaptadas vai possibilitar que pessoas com mobilidade reduzida desfrutem plenamente das belezas do Parque das Andorinhas, do Horto dos Contos e do Parque de Cachoeira do Campo, promovendo a inclusão e o acesso universal.
Manutenção de trilhas
A aquisição de equipamentos para a manutenção contínua das trilhas das Unidades de Conservação do município reforça o compromisso da Secretaria com a preservação dos ecossistemas locais, garantindo que esses espaços naturais permaneçam acessíveis e preservados.
Leia também:
- Começou o cadastro de artistas e agentes culturais para o Carnaval de Mariana
- Natal de Ouro Preto Brilha nacionalmente com Luz e História
Reforma Portaria das Andorinhas
O Parque Natural Municipal Cachoeira passou, em 2023, por diversas obras em suas instalações. Uma das mais significativas foi a revitalização da Portaria, que agora conta com guarita e monitoramento constante, garantindo mais acessibilidade e segurança aos visitantes.
Apoio à criação de Associações
Em 2023, Ouro Preto ganhou mais duas Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no distrito de Antônio Pereira e na região do Maracujá. Isso significa mais apoio para a coleta seletiva, garantindo também maior acesso da população à destinação adequada de seus resíduos.
Pontos Verdes, papa-pilha e pontos de recolhimento de lâmpadas
Ouro Preto instalou diversos “pontos verdes” pela cidade, recipientes específicos para disposição de recicláveis, destinados à coleta seletiva, ampliando a coleta, sobretudo, em locais onde o caminhão da coleta não passa. Além disso, vários órgãos públicos receberam papa-pilhas para que as pessoas possam descartar pilhas e baterias usadas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!