Ouro Preto encerrou o nono mês consecutivo com crescimento de novos postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), a Cidade Patrimônio finalizou setembro com o total de 2.040 cargos criados no ano. Comparando com o mesmo período no ano passado, houve um aumento de 11,49%, saindo de 15.157 para 16.900.
Muito desse crescimento se deve pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, que facilitou as tratativas de operacionalização dos setores comercial, produtivo e das associações municipais. A pasta foi criada neste ano, sendo chefiada por Felipe Guerra, e já conta com várias ações de fomento à economia ouro-pretana, como:
- O Plano de Diversificação Econômica (PADE);
- Integração do Sine;
- A criação da Sala do Empreendedor de Ouro Preto;
- Estruturação dos Polos Industriais.
Desde sua criação, em junho de 2022, a Sala do Empreendedor realiza uma média de 90 atendimentos diários, em que são realizadas orientações, abertura de Microempreendedor Individual (MEIs), alvarás e demais serviços.
“Conseguimos esse número logo após uma pandemia que foi muito severa com a nossa cidade que é turística e de serviços. Ouro Preto, após o fortalecimento das políticas públicas, da criação do PADE, começa a crescer e ter ótimos números. O SINE, agora ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já bateu com folga as metas nacionais que foram estipuladas. Isso mostra a importância de um SINE fortalecido e com uma boa gestão, com contato junto ao setor produtivo o tempo inteiro. A Sala Mineira do Empreendedor também está com bons números e com abertura de novas empresas na nossa cidade. Foi um trabalho da Prefeitura de Ouro Preto junto ao setor produtivo. Vem sendo muito falado nas reuniões do PADE e do Conselho de Desenvolvimento Econômico que agora é deliberativo, a união das forças produtivas com o setor público e com as empresas âncoras para conseguirmos gerar empregos e diversificar a nossa economia”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, ao Jornal Galilé.
+ Inaugurado, parque industrial de Cachoeira do Campo vai gerar pelo menos 500 empregos em Ouro Preto
Sine
Para 2022, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) traçou a meta para o Sine de Ouro Preto de haver 128 trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, ofertar 279 vagas e ter 1.060 encaminhamentos para empresas.
Até outubro deste ano, a meta foi superada, com o posto do Sine feito 12.411 atendimentos, 1.810 vagas captadas, 3.379 trabalhadores encaminhados e 308 inseridos no mercado de trabalho. Além disso, a unidade registrou 1.010 requisições seguro-desemprego, 577 novas inscrições, totalizando 15.272 inscritos no sistema.
Sala Mineira do Empreendedor
Confira a tabela disponibilizada pelo Caged, levando em consideração que “Alteração” se refere a empresas que já estão instaladas no município, “Constituição” a novas empresas inscritas na cidade e “Extinção” a empresas extintas de Ouro Preto:
Ano | Alteração | Constituição | Extinção |
2019 | 1023 | 1012 | 407 |
2020 | 1036 | 1047 | 358 |
2021 | 1357 | 1253 | 511 |
2022 | 1471 | 890 | 379 |
A extinção de empresas entre 2019 a 2020 reduziu em 12,04%; aumentou 42,74% entre 2020 a 2021 (durante a pandemia); e reduziu novamente 25,83% entre 2021 e 2022.
No âmbito do saldo de contratações e demissões em setembro de 2022, o setor da Construção foi o que obteve maior saldo: 77 contratações, seguido de 67 no Serviço, 16 no Comércio e cinco na Agricultura que, somados, tem um saldo de 165 novos empregos.
Confira o estudo completo clicando aqui.
Futuro promissor
Com a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o atual governo pensa em uma Ouro Preto para o futuro, diversificando a sua matriz econômica. O planejamento da pasta é que nos próximos dois anos, os números aumentem ainda mais.
“Nós temos certeza do crescimento e do potencial de Ouro Preto, trabalhando políticas públicas para serem consolidadas e tendo um diálogo constante com o setor produtivo. Ano que vem nós teremos boas novas para o setor produtivo e, principalmente, para a capacitação de pessoas para trabalhar no mercado de trabalho. Lembrando que ainda estamos licitando os demais lotes do polo industrial de Cachoeira do Campo, que vai gerar mais empregos. A GSA, que já gera empregos na área de construção, está ampliando o galpão e no ano que vem irá ofertar cerca de 500 novos empregos. Temos um processo de expansão da Gerdau que também vai gerar um bom número de empregos e temos toda uma área sendo trabalhada em câmaras setoriais no PADE, na agropecuária, na tecnologia, no turismo, na cultura e no empreendedorismo que vai gerar novos empregos nos próximos dois anos”, finalizou Felipe Guerra.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Ouro Preto aumenta geração de emprego em 11,49% […]
[…] + Ouro Preto aumenta geração de emprego em 11,49% […]
[…] + Ouro Preto aumenta geração de emprego em 11,49% […]
[…] outubro deste ano, a meta foi superada, com o posto do Sine feito 12.411 atendimentos, 1.810 vagas captadas, 3.379 trabalhadores […]