7ª edição da Mostra Grampo de Fanzines acontecerá em Ouro Preto; confira

Fanzines em Ouro Preto

O Coletivo AMEOPOEMA e o Festival de Inverno de Ouro Preto (através da UFOP) tem o prazer de anunciar e convidar para as atividades da 7ª edição da Mostra Grampo de Fanzines e Publicações Independentes.

Todavia, a Mostra Grampo é resultado de uma série de estudos sobre a inserção dos Fanzines como suporte artístico no ambiente de ensino-aprendizagem, uma iniciativa pautada na vivência, pesquisa e documentação de acervos de memória de tais publicações independentes no Brasil. Desse modo, a partir do projeto, estima-se pelo movimento coletivo de artes e “educações” (formais e/ou informais) proporcionando assim um constate estimulo à produção de zines e outras formas de acervo impresso, de forma independente.

Ademais, nesta edição, realizada na cidade de Ouro Preto (MG), em parceria com a programação do Festival de Inverno (UFOP 2023), a Mostra Grampo reunirá editores, publicadores, coletivos criativos, pequenas editoras com seus Fanzines especiais, HQs (histórias em quadrinhos), dentre outras artes gráficas em suportes diversos. A saber, somado a oficinas, bate-papos, cinema independente e lançamentos literários também estão contemplados nesta programação.

Beleza demais, mas… O que é FANZINE?

Nesse hiato, Fanzine é uma publicação independente, geralmente impressa em copiadoras e distribuída de forma alternativa, ou seja, de mão em mão, via correio ou em espaços culturais. Pode ser feito por qualquer pessoa que tenha iniciativa, e vontade de colocar arte e/ou informações para circular.

Para quem nunca ouviu falar sobre fanzines, pode imaginar que é algo recente, mas, sua história é antiga.

Nesse interím, há várias versões sobre seu surgimento, a mais aceita entre produtores de fanzines, data da década de 1930, época em que os fãs de ficção científica adotaram os então “boletins” como forma de promover debate entre suas leituras e gostos através de trocas de cartas entre os aficionados, além de divulgar teorias e pesquisas sobre personagens das séries de ficção.

No Brasil os fanzines começaram a aparecer três décadas depois com “Ficção” de Edson Rontani, considerado o primeiro fanzine brasileiro. Também conhecidos como zines, ganharam mais popularidade na segunda metade da década de 1970, com o surgimento do movimento punk que, com o lema do “faça você mesmo” (do inglês “do it yourself”), movimento punk que tinha o fanzine como propagador das ideias e ideais. Em um fanzine cabe tudo.

Participe, apoie!

Conheça esse universo criativo e venha fazer a Mostra Grampo com a gente.

Algumas atividades que propostas para a Mostra desse ano:

Exposição de material recebido via correios.

Porquanto, a ideia é exibir durante um certo período de tempo o que estamos produzindo fisicamente, pretendemos mostrar o quanto é fácil produzir um material impresso e, salientando a importância deste tipo de material na formação intelectual das pessoas. E por merecimento, queremos homenagear quem produz fanzines com essa exposição.

Olhar o Fanzine como um objeto de arte/educação que carrega praticidade e está ao alcance de todes.

Oficinas de fanzine para crianças e adultos.

A auto publicação é a essência da Oficina de Fanzine. Para além da produção de conteúdo gráfico e literário, como proposta esta atividade apresentará maneiras criativas e autônomas de difusão de ideias através dos zines, que são nada mais que publicações produzidas com baixo custo, tiragem indefinida e grande potencial de comunicação e circulação.

Troca de ideias com produtores nacionais de Fanzine.

Uma série de rodas de conversas abertas para que autoras e autores possam repassar suas experiências no mundo dos fanzines, bem como, apresentar suas teorias sobre o estado de fortalecimento do fanzine como um material genuinamente de informação intelectual underground, de contracultura. Esse ano, contudo, na nossa série de bate papos teremos a presença de parceiros fundadores da Mostra Grampo, que vem do Rio de Janeiro especialmente para a mostra.

Sessão cinema livre com filmes que propõe debates e novos olhares sobre literatura e liberdade de expressão.

A sessão de filmes sobre Fanzine vem para mostrar, sobretudo, que não estamos sozinhos nesse mundo e que se unirmos forças e vontades a produção pode ganhar mais vigor e valorização. Nessa edição da Mostra Grampo teremos uma parceria com a Mostra do Filme Independente de Ouro Preto. Desse convite nasceu a sessão “Drops – Festival do Filme Independente de Ouro Preto”, sessão esta que teremos uma seleção especial com alguns filmes relacionados ao mundo das publicações independentes e suas variáveis. Essa sessão de filmes ocorrerá no Cine Vila Rica.

Feira livre de Fanzines e produções independentes

Todava, durante a feira de fanzines teremos a oportunidade de trocar experiências e interagir uns com os outros estimulando assim inúmeras possibilidades de criação de Fanzines. A ideia central da feira não é a venda de produtos, e sim, proporcionar um olhar mais aguçado sobre o trabalho de outras (os) fanzineiras (os).

Intervenção musical em Ouro Preto

Desse modo, o fanzine está muito ligado a cultura do underground e principalmente ao punk rock, ambos são latentes formas desse  mostrar a insatisfação com o status quo vigente em cada época da história. Nessa edição da Mostra Grampo, relembrando o sucesso que foi na última edição (ainda presencial), contaremos com grande show com a participação de duas bandas locais de grande importância para a cena independente, que mostrarão seus sons e estarão disponíveis para trocas de ideias durante todo o evento.

Toda a programação da feira será gratuita e aberta a toda população de Ouro Preto, dos distritos e das cidades vizinhas.

Obs. A programação completa sairá em breve, quando fecharemos com todos os artistas as suas devidas participações.

Serviço:

7ª edição da Mostra Grampo de Fanzines e Afins

Dias: de 14 a 16 de julho de 2023

Local: Praça Antônio Dias, Antônio Dias, s/núm, em frente à Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP).

Horário: de 14 às 21h (confira a programação diária – sujeita a alteração de horários)

Informações:

www.instagram.com/mostragrampo

ameopoemaeditora@gmail.com

Apoiam esse evento: FAOP, UFOP, PROEX, Cine Vila Rica

Atenciosamente:

Rômulo Ferreira E Flávia A. Santos

Coletivo AMEOPOEMA

Leia também: Festival de Inverno de Ouro Preto: confira a programação da semana

PROGRAMAÇÃO 2023 em Ouro Preto

Dia 14 de JULHO DE 2020

(sexta-feira) – de 14h às 21h – FAOP

Programação em parceria com a FAOP – sextas abertas

14h – Oficina de fanzine (parte interna da FAOP) (coletivo AMEOPOEMA) – oficina do projeto de extensão AMEOPOEMA.

14h às 21h – Banquinha AMEOPOEMA + feira de artistas independentes.

Dia 14 de JULHO DE 2020 (sexta-feira) – de 17h às 19h – Cine Vila Rica.

Sessão Drops “Festival do Filme Independente” – Sessão “apresentando produtores”

Com apresentação de: Nelson Neto (RJ) (fanzineiro e produtor de curtas)

Filmes da Sessão Drops MOFIN (cine Vila Rica 18h):

Presente maravilha, 2021 – Direção: Jeã Santos – classificação: livre

Operação Morengueira, 2015 – Direção: Chico Serra, Godofredo Quincas – classificação: livre

Tecnoismo, 2018 – Direção: Marcos Lamoreux – classificação: livre

Laços, 2021 – Direção: Micheli Laviola – classificação: livre

Banheiro químico vídeo fanzine, 2012 – Nelson Neto, Livia Uchoa, Robson Silva – classificação: livre

Macacu Movie, 2017 – Direção: Thais Vieira, Nelson Neto – classificação: livre

Quase tão bonita, 2022 – Direção: Lucas Santiago Mattos – classificação: livre

O ritmo de cada tempo, 2017 – Direção: Julhia Quadros – classificação: livre

Dia 15 de JULHO DE 2020

A saber, (sábado) – de 15 às 22h – Pç Antônio Dias, S.Núm.

14h – Intervenção do DEMUS – (EXTERNO)

15h – Abertura da Exposição de Fanzines (Casa Flutuante AMEOPOEMA) – Praça Antônio Dias

15 às 21h – Feira livre de publicações e artes independentes + livre oficina de fanzine, pegar e montar, como quiser o fanzine) exposição de ilustrações na praça.

Lançamentos do dia:

– Simbiose – Victor Lopes + Camyla Cunha

– Bolor – Nelson Neto

– Maldito Diário – Conrado Gonçalves

– Capital Entorpecida – Dudu Luiz

– Esparrando o Movimento – Vagabundo Iluminado

– Eu Tinha Que Fazer – Digô Faria

– Catálogo 2023 – Mostra Grampo de Fanzines e Afins

– Revista Acre #028

– Fanzine AMEOPOEMA impresso #101

– Silhueta Art Zine

EXPOSITORES

A saber:

– Richard Silva 

– AMEOPOEMA

– Victor Lopes + Camyla Cunha

– Vagabundo Iluminado

– Lila Gati

– Coletivo Vila Pobre

– Caio ilustrações

– Editora A.Berta 

16h – Oficina de fanzine no largo com AMEOPOEMA + bate papo com oficineiros do coletivo AMEOPOEMA.TEMA “Você gosta de poesia?” duração: 40 minutos + lançamento do livro 10 anos (Coletivo Ameopoema) + leitura ameopoema 13 anos (palco aberto) + fanzine Catálogo da Mostra Grampo. – Praça Antônio Dias

17h – Música discotecagem + Live Paint Coletiva + Palco aberto para intervenções e falas poéticas

18h – INTERVENÇÃO – Cineclube Itinerante Película Encruzilhada.

É uma iniciativa de Julhia Quadros e Letícia Fialdini que, nesse hiato, busca democratizar o acesso e o encontro com o cinema junto à cultura da película. Desse modo, se constitui enquanto um dispositivo concebido pelo desejo da mistura entre a cultura das ruas e as imagens em movimento, os registros que marcam a poesia caótica da cidade e as itinerâncias presentes na vida cotidiana. Poquanto, constroem, a partir das projeções em suporte Super 8, possibilidades de atravessamentos e identificações da sociedade com o cinema experimental, de modo que os passantes e interessados possam se reconhecer nas projeções e promover memórias a partir de suas singularidades e histórias individuais.

19h10min às 21h – GIG da Mostra Grampo com as bandas:

DIASTEMA

(OP) é um duo, declaradamente antifascista, formado em Ouro Preto/BH no ano de 2019, composto por Bruno Souza (guitarra e voz) e Thiago Fernandes (bateria e voz). A sonoridade da banda explora as vertentes mais sujas, caóticas, rápidas, agressivas e pesadas do rock, sem se ater a rótulos. Suas letras se preocupam em abordar e denunciar as mazelas e desigualdades sociais, assim como temáticas existenciais.

VULTOR (OP/BH) Banda local que toca um som original, rápido, seu estilo é livre, ficando algo entre o “metal punk rock n’ roll speed metal heavy metal”. Sua formação é: Paulo – Guitarra e vocal, Eduardo – Baixo, Somalha – Bateria.

FINAL TRÁGICO (OP) – formada no início de 200, toca só som próprio, dentro dos estilos “crust / d-beat / hc / crossover”, as letras da banda denunciam os horrores da guerra. A formação atual é Somalha – voz / bateria, Bruno Souza – guitarra/voz e Rômulo – baixo e gritos.

22h – Bate papo final – Bar do Nem (programação off) – after – lg Marília de Dirceu (EXT)

Dia 16 de JULHO DE 2020

(domingo) – de 14 às 21h – Praça Antônio Dias

16 às 20h – Feira livre de publicações e artes independentes + mesa do lado de fora com materiais para livre oficina de fanzine, pegar e montar, como quiser o fanzine) exposição de ilustrações na praça.

16h às 17h – Oficina de fanzine com Nelson Neto – RJ (Coletivo AMEOPOEMA)

A oficina/intervenção artística, “receita para fazer um poema dadá” baseia-se no manifesto dadá de Tristan Tzara de 1918, Misturando elementos como ação direta (D.I.Y, faça você mesmo), arte visual e verso livre, a  intervenção chama o espectador a desenvolver o potencial poético, expandir a consciência do processo de criação de forma mais orgânica, assim eliminando impressões já pré-concebidas. 

Com colagens, despretensão e ressignificação, a oficina tem como resultado a criação de cartazes poéticos a serem expostos no espaço urbano e assim dar continuidade do processo criativo com ênfase na efemeridade.

Sem tempo definido a intervenção/oficina, destina-se a ser autogerida pelos participantes com cartazes orientando o passo a passo.

14h às 21h – Gerador de Canções – (evento parceiro consulte a programação: @rock.generator)

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment