As obras na ‘Estrada da Purificação, que conecta o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto, foram suspensas temporariamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) devido aos vestígios arqueológicos na região.
A Estrada da Purificação, que é um marco histórico na região, estava quase concluída, com cerca de 90% das obras já executadas. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, estava ansioso para inaugurar a estrada ainda este mês. A via é um importante elo de ligação entre o Alto do Morro São João e a estrada MG 129, facilitando o acesso ao distrito de Antônio Pereira.
- Leia também:
- Hoje é dia de Batalha das Gerais em Mariana
- Teatro encanta alunos de Escola Municipal em Ouro Preto
“Estamos reagindo contra essa medida arbitrária do IPHAN, porque em breve estaremos inaugurando a Estrada da Purificação ainda no mês de novembro. Mais uma grande conquista de Ouro Preto, atendendo plenamente a aspiração de nosso povo.”
disse Angelo ao reporter Antonio Isidoro, da rádio Real.
O jornal Diário de Ouro Preto noticiou que a Estrada da Purificação é uma condicionante para o retorno das operações da Samarco na região, e a estrada já estava calçada, na etapa final de conclusão. As obras tiveram início em maio de 2022.
O vereador Vander Leitoa, que representa Antônio Pereira, propôs a implantação de uma linha de ônibus direta entre o distrito e Ouro Preto, a fim de melhorar a acessibilidade à região. No entanto, a notícia da suspensão das obras gerou preocupação na comunidade.
O IPHAN divulgou uma nota informando que a suspensão temporária da obra foi necessária para proteger os bens arqueológicos identificados na área. O instituto solicitou a apresentação de um projeto de pesquisa arqueológica que contemple métodos relacionados ao monitoramento, prospecção e resgate arqueológico. O objetivo é garantir a preservação do patrimônio arqueológico e cumprir a legislação vigente.
Por sua vez, a Samarco reafirmou seu compromisso com a conclusão da obra, enfatizando que deseja assegurar que a estrada seja segura e sustentável para a população residente na região, visitantes e turistas. A empresa acredita que a estrada pavimentada melhorará a logística e promoverá o desenvolvimento do turismo na área.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Obras da 'Estrada da Purificação' são suspensas pelo IPHAN […]
[…] Obras da ‘Estrada da Purificação’ são suspensas pelo IPHAN […]
[…] Obras da 'Estrada da Purificação' são suspensas pelo IPHAN […]
[…] Obras da ‘Estrada da Purificação’ são suspensas pelo IPHAN […]
[…] Obras da ‘Estrada da Purificação’ são suspensas pelo IPHAN […]
[…] Obras da ‘Estrada da Purificação’ são suspensas pelo IPHAN […]