O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) suspendeu o embargo que havia sido aplicado às obras da Estrada da Purificação, um importante projeto que visa ligar o distrito de Antônio Pereira à sede de Ouro Preto. Após a suspensão do embargo, as obras devem ser retomadas, e a inauguração está programada para ocorrer em novembro.
A notícia foi anunciada pelo Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, que informou que a Samarco e a Hexágoro, empresas envolvidas no projeto, apresentaram toda a documentação necessária relacionada ao licenciamento da estrada. Isso incluiu uma análise detalhada das características geológicas da região, como grutas e cavas, que haviam sido estudadas durante o processo de licenciamento da obra, que ocorreu dois anos atrás. De acordo com o Prefeito, o embargo não fazia sentido, especialmente quando a obra já estava em sua fase final e prestes a ser inaugurada.
- Leia também:
- Não queremos embargos, queremos parcerias’, diz Angelo sobre exoneração de chefe do IPHAN em Ouro Preto
- Defesa Civil de Ouro Preto detalha ‘Plano de Contingência’ para a temporada de chuvas
Ângelo Oswaldo também destacou a importância da Estrada da Purificação como uma ligação crucial entre Antônio Pereira e a sede de Ouro Preto. Ele considera a resolução desse episódio lamentável como uma “página virada” e enfatizou o compromisso de continuar trabalhando para concluir a obra, que é considerada uma das grandes conquistas de seu mandato.
Leia a declaração do prefeito na íntegra:
“A Samarco acaba de comunicar que o IPHAN suspendeu o embargo que havia sido aplicado à Estrada da Purificação. A Samarco e a Hexágoro apresentaram todos os documentos relativos ao licenciamento da estrada, incluindo uma análise das características geológicas da região, como pequenas grutas e cavas, que haviam sido estudadas durante o processo de licenciamento da obra, realizado há dois anos. Nesse contexto, o embargo e a suspensão dos trabalhos na fase final, às vésperas da inauguração prevista para novembro, não faziam sentido. Estamos ansiosos para entregar essa importante ligação entre Antônio Pereira, nosso distrito, e a sede de Ouro Preto. Consideramos este episódio lamentável resolvido, uma página virada, e agora estamos focados em concluir esta obra fundamental para Ouro Preto, mais uma das grandes conquistas do nosso mandato.”
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.