A abertura do calendário anual de eventos da Escola Saramenha de Artes e Ofícios acontece neste sábado, 13 de abril, às 17 horas, em Ouro Preto, com uma exposição de painéis em azulejos do pintor pernambucano Manuel Dantas Suassuna.
Segundo Paulo Rogério Lage, fundador e diretor da Saramenha Artes e Ofícios, a mostra apresenta o primeiro resultado de uma série que envolve a azulejaria em uma técnica antiga de reprodução manual. Ele destaca que a escolha de Suassuna para inaugurar a proposta da Nova Azulejaria Brasileira se deu em razão “da força de sua obra, que representa a exuberância e o domínio absoluto das cores e daquela luz que explode, que são próprias da pintura do nordeste”.
Dantas Suassuna compartilha que retratar seu trabalho em grande escala nos painéis produzidos pela Saramenha Artes e Ofícios foi uma experiência inédita para ele, e partiu do conceito de estrear a produção da Nova Azulejaria Brasileira baseada em três de seus cadernos de artista: o Livro do Mar, o Livro do Sertão e o Livro Rupestre.
Leia também:
- Sine Ouro Preto oferece cerca de 250 vagas de emprego
- Exposição do fotógrafo Eduardo Tropia, “Três Movimentos”, está aberta em Ouro Preto
A história dos azulejos na arquitetura brasileira remonta aos tempos coloniais, mas foi com a influência do pintor franco-suíço Le Corbusier que o Brasil redescobriu o uso desses elementos em projetos modernistas. A técnica ganhou força nos painéis de Cândido Portinari, Roberto Burle-Marx e Athos Bulcão, entre outros, obras presentes na arquitetura de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Porém, com o tempo a técnica caiu em desuso, “mas a gente percebeu que havia espaço de retorno para esse belíssimo movimento brasileiro que desapareceu”, explica Paulo Rogério.
Na abertura da exposição de Manuel Dantas Suassuna, neste sábado, 13/04, em Ouro Preto, haverá ainda uma apresentação do espetáculo “MPB – Música de Protesto Brasileira”, musical escrito e dirigido por Paulo Rogério, com Carla Muzag e o quarteto Proala, com textos gravados interpretados pelo ator Jonas Bloch. Entrada franca.
A Escola Saramenha Artes e Ofícios fica no km 85 da Rodovia dos Inconfidentes, em Santo Amaro do Botafogo, Ouro Preto e a programação deste sábado, a partir das 17 horas, conta com patrocínio da 3A Soluções e apoio da Supermix Concreto e Fundação Ayres Lage.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Ouro Preto recebe exposição com obras de Manuel Dantas Suassuna […]