Morre Rui Mourão, escritor com grande legado na cultura de Ouro Preto

O domingo amanheceu mais triste com a notícia da morte de Rui Mourão, escritor e professor universitário que trouxe diversas contribuições para Ouro Preto, Minas Gerais e o Brasil. Nascido em Bambuí-MG em 1929, Rui Mourão deixou uma marca significativa nas artes e na cultura.

Com uma carreira multifacetada, lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e em universidades nos Estados Unidos. Sua participação nos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência, assim como seu papel como diretor executivo da FAOP, contribuíram para o desenvolvimento cultural da região.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, expressou suas condolências e homenageou Rui Mourão, destacando a importância do escritor para a cultura local e nacional. O prefeito ressaltou que o imortal (referindo-se a Rui Mourão, que era membro da Academia Mineira de Letras) foi uma grande personalidade da cultura de Minas Gerais e do Brasil.

“O imortal foi uma grande personalidade da cultura de Minas Gerais e do Brasil, e Ouro Preto muito lhe deve, pois foi um grande reformador e modernizador do Museu da Inconfidência”, disse o prefeito.

O prefeito também destacou a obra literária de Rui Mourão, salientando que Ouro Preto foi fonte de inspiração para vários de seus romances, muitos dos quais foram premiados.

Leia também:

Autor de diversas obras, seu último livro, “Mergulho na região do espanto,” publicado em 2015 pela Editora UFMG, integra uma trilogia sobre Ouro Preto, evidenciando o ouro como elemento formador da região.

Rui Mourão recebeu reconhecimento internacional, destacando-se com o Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia, e o prêmio Ficção 2002 da Academia Brasileira de Letras. Sua contribuição para a literatura e cultura brasileira permanecerá como parte integral de seu legado.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment