Morador de Ouro Preto queima tarifa de água: “Vamos botar fogo nessa conta da Saneouro”

Morador de Ouro Preto queima tarifa de água

As contas de água da Saneouro estão chegando nas casas da população de Ouro Preto, causando um alvoroço na cidade, com diversas reclamações populares de altos preços sendo praticados.

O morador do bairro Barra, Sandro Adriano, recebeu sua conta no dia 4 de outubro, no valor de R$ 240. Ele se revoltou com o valor, considerando-a abusiva e colocou fogo em sua tarifa.

“Olá povo ouro-pretano. A conta da Saneouro está chegando abusiva na sua casa? A minha aqui. Faça como eu, vamos botar fogo nessa conta da Saneouro”, disse Sandro.

Veja o vídeo:

Vídeo: Reprodução/WhatsApp

Muitos moradores gritaram que também não vão pagar a tarifa de água, em um grande protesto que houve em frente à Prefeitura de Ouro Preto, promovida por Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP), na segunda-feira (10).

Em contato com o Jornal Galilé, o coordenador do Procon de Ouro Preto, Narcísio Gonçalves, explicou que, conforme está previsto na Lei Municipal Nº 1.126/2018, o não pagamento da conta de água tem como consequência legal a suspensão do serviço, assim como acontece com a Cemig.

“É possível que a empresa utilize tal permissão legal, a própria fatura vem avisando em caso de débito e a previsão da suspensão. Assim, desde que conste o aviso na fatura, o corte pode ser feito sem um documento de aviso, pois o cidadão estará ciente dessa possibilidade”, explicou Narcísio Gonçalves.

Ainda de acordo com Narcísio, o Procon tem feito notificações à empresa para a realização de vistorias para os munícipes que procuraram o órgão. “É como o prefeito disse, estamos lá pra atender”, complementou.

Na terça-feira (11), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), disse que o Município verificará, junto ao PROCON, se a conta é exorbitante e se há alguma ligação extra no hidrômetro instalado.

“Num primeiro momento, a prefeitura continua lutando, é um compromisso nosso, pelo reestabelecimento de um monopólio público ou a obtenção de uma tarifa razoável. Mas, enquanto temos a Saneouro e, com base no contrato e com a ARISB tendo reconhecido que ela tem essa pertinência e pode fazer essa cobrança, eu digo duas coisas. Primeiro que precisamos verificar se essa conta é exorbitante, se ultrapassa qualquer coisa razoável. Se acontecer isso, nós vamos verificar, em seguida, se há alguma ligação extra no hidrômetro. Feito isso, se a conta ainda está exagerada, vamos verificar se há algum desperdício. Depois, se ainda houver um exagero na conta, nós temos o PROCON, com os seus advogados à disposição para irem à Saneouro e pedir a revisão da tarifa cobrada”, disse Angelo Oswaldo à Rádio Real FM.

O Jornal Galilé procurou a Saneouro para saber mais informações sobre a adesão ao pagamento das tarifas por parte da população, mas não houve resposta.

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