A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada em Ouro Preto no dia 21 de abril, volta este ano ao seu formato tradicional. Os nomes dos agraciados em 2023 deverão ser indicados até 28 de março, terça-feira próxima.
As definições acerca da homenagem que marca o Dia de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, foram anunciadas nesta quinta-feira (23), em reunião do Conselho Permanente da Medalha realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha, formado por dirigentes de órgãos dos três Poderes estaduais, de universidade e outras instituções.
Ficou decidido, ainda, que a entrega das medalhas aos agraciados em 2020 e 2022, que não foi feita por restrições relacionadas à pandemia de covid-19, ocorrerá em celebração no Salão Nobre da Assembleia na própria Semana da Inconfidência, em dia a ser definido.
Já a solenidade deste ano em Ouro Preto no dia 21 de abril terá um momento cívico, na Praça Tiradentes, com a entrega da Medalha da Inconfidência sendo feita na sequência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Leia também: Morador é suspeito de desviar mais de R$ 450 mil reais de república em Ouro Preto
Comenda é a maior do Estado
“Estou muito honrado de presidir esse conselho tão seleto e tão importante para o Estado de Minas Gerais e que fala sobre a medalha mais importante que nós temos”, saudou o presidente da Casa.
Tadeu Martins Leite disse estar especialmente feliz por poder representar o Legislativo nesse momento pós-pandemia e de começo de uma nova legislatura para tratar de uma celebração da importância da Medalha da Inconfidência, a maior comenda concedia pelo Estado.
O Governo do Estado foi representado na reunião pelo subsecretário de Comunicação Social e Eventos, Bernardo Fonseca Santos, tendo o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, também membro do Conselho, ressaltado que após a pandemia o município participará intensamente da celebração, segundo ele um momento importante para que ideiais permanentes de liberdade sejam valorizados.
Leia também: Limpador de reservatórios denuncia água de Ouro Preto; veja fotos
Medalha da Inconfidência
A Medalha da Inconfidência é concedida anualmente no dia 21 de abril, dia de morte de Tiradentes e que marca a Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.
Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha homenageia pessoas que contribuem para a projeção e a valorização de Minas e tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
O Grande Colar da Medalha destina-se exclusivamente às autoridades que exercem ou exerceram os cargos de chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Ouro Preto: Entrega da Medalha da Inconfidência retorna ao formato tradicional […]
[…] Leia mais: Ouro Preto: Entrega da Medalha da Inconfidência retorna ao formato tradicional […]
[…] Leia mais: Ouro Preto: Entrega da Medalha da Inconfidência retorna ao formato tradicional […]