O uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público, nas unidades de saúde e no transporte escolar em Mariana. A determinação foi anunciada pelo prefeito interino Ronaldo Bento (PSB) na terça-feira (22), que trouxe os dados epidemiológicos mostrando o aumento de casos de Covid-19 na cidade. A prefeitura também recomenda o uso da máscara em locais fechados, incluindo escolas.
Mariana estava registrando poucos novos casos de Covid-19, mas com a nova subvariante ômicron, foram positivados 32 infecções na terça-feira, indicando um aumento expressivo na disseminação do vírus novamente.
“Quero pedir a conscientização de todos para que façam o uso da máscara e que se torne determinação o uso nos ônibus, nas repartições públicas e principalmente nas unidades de saúde. Recomendamos, também, que as escolas façam o uso de máscaras para que possamos minimizar e zerar novamente esse grande índice de contaminação da subvariante ômicron da Covid-19”, declarou Ronaldo Bento.
+ Secretaria de Saúde de Ouro Preto anuncia medidas contra Covid-19
O secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, disse crê que a disseminação do vírus não será como antes da chegada da vacina, mas salientou a importância da população completar o ciclo vacinal.
“Eu trago a mensagem de uma reunião que nós fizemos há três dias em relação à situação da Covid-19 na microrregião de saúde, que engloba Ouro Preto, Mariana e itabirito. É significativo o aumento dos casos, mas estamos aqui para convocar a população da necessidade de completar o ciclo vacinal. A partir de amanhã, vamos emitir nas nossas redes sociais várias orientações em formato de mensagem no Instagram, orientando a população. Nós acreditamos que não será como antes, mas precisamos tomar as atitudes necessárias para tomar conta da nossa população”, disse Danilo Brito.
O secretário de Saúde de Mariana, em entrevista ao Jornal Ponto Final, na noite de terça-feira, informou que cerca de 230 testes foram feitos nos dois primeiros dias úteis desta semana, sendo confirmado quase 70 casos de Covid-19. Porém, não há nenhum paciente internado, seja na policlínica ou no hospital, infectado pelo coronavírus, devido à vacinação. Dos positivados, mais de 70% já foram vacinados com a quarta dose, o que mitigou os sintomas da doença. Apesar da importância da imunização, Danilo Brito mostrou números alarmantes de pessoas que não completaram seu ciclo vacinal em Mariana.
“Não é uma situação assustadora, mas é uma situação que temos que acompanhar agora para que não se torne assustadora. O que mais me preocupa, antes de falar do uso de máscaras, distanciamento e higienização, é a importância de completar o ciclo vacinal. Para se ter ideia, do nosso público-alvo, de 5 a 11 anos, há um déficit de 38% de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose. Não adianta tomar a primeira dose se não voltar para completar o ciclo vacinal. Em relação à quarta dose, que é para as pessoas acima de 40 anos, trabalhadores de saúde e os imunossuprimidos, tem um déficit enorme de 66%”, contou Danilo Brito ao Jornal Ponto Final.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Uso de máscara volta a ser obrigatório nos ônibus de Mariana […]
[…] três cidades que abrigam campus da UFOP, apenas Mariana decretou o uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo. A Primaz de Minas Gerais teve uma média móvel de 24 casos positivos por dia nos últimos sete […]