Em entrevista ao programa Manhã Real, da Rádio Real FM, o Diretor do Iron Biker, Lucas Fonda, realizou um balanço sobre os impactos do evento para a cidade de Mariana. Aos apresentadores Rominzera e Rodrigo Guerra, Fonda mensurou a identificação do evento com a Primaz de Minas:
“Sem dúvidas, um grande evento como o Iron Biker, impacta o cotidiano da cidade. Mas conseguimos trazer muito mais benefícios do que prejuízos nesse sentido. Como a cidade de Mariana entrou no calendário, ou seja, são 10 anos com realização na cidade e sempre na mesma data, acaba que a cidade já se adaptou bem a isso. Nos primeiros eventos, a população sentia mais impactos com isso. Mas, hoje, existe uma adaptação”, ponderou o diretor do evento.
A cidade, durante o período de provas, recebe atletas de todo país, o que tornou Mariana a Capital Nacional do Mountain Bike. Desse modo, Fonda, analisou a interação turística e cultural proporcionada pelo Iron Biker ao município:
“O evento gera um retorno sócio-econômico muito importante para o município. O Iron Biker ultrapassou o carnaval, que antes era o principal evento da cidade. E, como acontece sempre na mesma data, e sempre no mesmo local, partiu de uma visão muito interessante a partir de uma sugestão do prefeito Celso Cota, que propôs cinco edições consecutivas em Mariana. Porque, ele disse, que quando o mandato de quatro anos acabasse, seria mais um evento do mandato, mas sim, da cidade. Hoje, brincamos que o evento não é mais nosso, mas sim, da cidade de Mariana”, completou Lucas durante a entrevista a Real FM.
Leia também: Mariana: Iron Biker celebra 30 anos de emoção e adrenalina sobre duas rodas na Primaz de Minas
Iron Biker 30 anos e a cidade de Mariana
A maior prova de Mountain Bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, está pronta para celebrar três décadas de pura emoção e adrenalina sobre duas rodas. Completando 30 anos em 2023, o evento esportivo acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade histórica de Mariana (MG). A edição comemorativa promete não apenas disputas equilibradas e emocionantes, mas também atrações especiais para marcar essa data memorável.
No sábado e no domingo, os atletas de todas as regiões do Brasil, e alguns estrangeiros, vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire. Todavia, este ano, os ciclistas percorrerão trilhas ainda mais desafiadoras, com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.