Buscando melhorar comunicação de risco, Mariana anuncia o app “Prox”; entenda mais

Em parceria com mineradoras, Mariana anuncia o app "Prox"; entenda mais

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Mariana anunciou juntamente com as mineradoras Vale, Samarco a a Fundação Renova, o aplicativo “Prox”, que visa unificar a notificação de risco e a seguranças das cidades com barragens. A intenção é oferecer serviços de contato direto entre os habitantes com a Defesa Civil das cidades e demais órgãos de segurança pública. O app foi desenvolvido inicialmente pelo  Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig  e Mining Hub.

Leia mais: Mariana se prepara para receber o 14° Encontro Nacional de Motociclistas de Mariana e o 16° Aniversário do Vira Latas Moto Clube

Quem representou o executivo municipal foi a secretária de Segurança Pública, Maria Marta Guido. Em sua fala ela menciona a importância da Defesa Civil e a tecnologia como ferramentas a serviço da população. Ela destaca que, ao longo dos anos, a Polícia Militar assumiu um papel central em situações de crise e desastre, mas agora a tecnologia Proy vem para auxiliar ainda mais a comunidade.

“É porque é mais uma ferramenta que a gente tem e prol da comunidade para uso da comunidade. É a tecnologia a serviço da população. Isso é excelente, pois ao longo da minha vida, estive envolvido com a Segurança Pública, acumulando mais de 34 anos de experiência na Polícia Militar. A Polícia Militar sempre esteve em estreita colaboração com os bombeiros e a Defesa Civil, especialmente durante momentos de crise e desastres. Naquela época, a PM assumia um papel de destaque, já que a Defesa Civil ainda não era tão conhecida ou atuante, disse a secretária.

Capitã Marta. Foto: Igor Varejano

Uma das principais características do “Prox” é o histórico de risco, no qual os usuários podem acessar informações sobre eventos passados, como barragens, deslizamentos, incêndios, enchentes e outros. Essa função permite que a população esteja ciente dos riscos existentes em sua região e possa se preparar de forma adequada.

O aplicativo também oferece uma função de relacionamento, que permite o cadastro de áreas de risco pelos usuários. Dessa forma, é possível mapear as regiões que apresentam maior vulnerabilidade e construir rotas de fuga eficientes em caso de necessidade. Essa interação entre os usuários e as autoridades locais é fundamental para o planejamento e ações de prevenção.

Leia mais: Poeira em proximidades de barragens em Mariana se deu por ventania atípica, afirma Samarco

Além disso, o “Prox” estabelece uma conexão direta com a Polícia Militar, Bombeiros e SAMU, facilitando o acionamento desses serviços em momentos de emergência. Os usuários podem solicitar ajuda imediata por meio de mensagens pré-programadas, agilizando o atendimento e possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz.

O coordenador da Defesa Civil, Welbert Stopa também discursou no anuncio do Prox. Ele destacou que o objetivo era fazer com que o Prox se tornasse uma ferramenta útil não apenas para as empresas e defesas civis, mas também para a população em geral. Ele menciona a preocupação de que um aplicativo focado apenas em barragens não seria atrativo para as pessoas, então eles trabalharam para que o Prox se tornasse uma ferramenta abrangente, incluindo informações sobre outros riscos e permitindo que as defesas civis locais e a população usufruíssem dele.

“É um aplicativo gratuito para a população, ou seja, temos uma ferramenta valiosa ao nosso alcance que nos auxiliará não apenas durante períodos chuvosos e de seca, mas também em outras situações em que precisarmos”, ressaltou Welbert.

Welbert Stopa. Foto: Igor Varejano

A interface do sistema é intuitiva e apresenta opções como barragem, clima, deslizamento, incêndio, enchente e outros, permitindo o acesso fácil e rápido às informações relacionadas a cada tipo de risco. O aplicativo também disponibiliza um botão de “pedir ajuda”, garantindo que a população tenha um canal direto para solicitar assistência em casos de emergência.

A proposta do “Prox” vai além de ser apenas um aplicativo de informações de risco, buscando integrar os planos de ação de emergência com os planos de contingência. Dessa forma, o app se torna uma ferramenta abrangente e essencial para a gestão de riscos, tanto para a população quanto para os órgãos de proteção e defesa civil.

Leia mais: Poeira encobre proximidades da Barragem de Santarém em Mariana; veja

O aplicativo está disponível na App Store para telefones Apple e na Play Store para aparelhos Android.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

3 Thoughts to “Buscando melhorar comunicação de risco, Mariana anuncia o app “Prox”; entenda mais”

  1. […] Buscando melhorar comunicação de risco, Mariana anuncia o app "Prox"; entenda mais […]

  2. […] Buscando melhorar comunicação de risco, Mariana anuncia o app "Prox"; entenda mais […]

  3. […] Leia mais: Buscando melhorar comunicação de risco, Mariana anuncia o app “Prox”; entenda mais […]

Leave a Comment