O ex-presidente e candidato a presidência da República, Lula (PT), disse, em entrevista ao DL Show no domingo (23), que as pessoas de extrema direita precisam ser recicladas.
“Me parece que a humanidade terá que se reciclar, não apenas no Brasil. A extrema direita ganhou as eleições na Itália, na Hungria e em vários outros lugares do mundo. A extrema direita não é a direita civilizada que se senta numa mesa para negociar, a extrema direita é aquela turma que pensa que a terra é plana e que não acredita que o homem pisou na lua. Então, essa gente precisa ser reciclada, porque todo santo dia você levanta de manhã com mentira, almoça com mentira, janta com mentira e vai dormir com mentira. A mentira pega rápido, a verdade demora”, declarou.
Em seguida, Lula fala sobre reestabelecer a paz no Brasil. Caso seja eleito, ele traça como meta as boas relações econômicas com outros países para atrair investimento externo mais uma vez. Para ele, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) fez com que o país perdesse diálogo internacional por não ser uma pessoa civilizada.
“Nós precisamos reestabelecer a paz no Brasil. Se a gente ganhar as eleições, a gente derrota o Bolsonaro e precisaremos reconstruir a sociedade brasileira, porque o bolsonarismo vai ficar. Ganhando as eleições, nós teremos que reconstruir a economia desse país e vamos ter que atrair investimento externo. Hoje nós vivemos uma situação em que ninguém quer vir aqui e ninguém convida o homem para ir lá, porque, na verdade, ele não é uma pessoa civilizada. O Brasil é querido por todo mundo, mas o cidadão tratou de transmitir ódio, tanto que ninguém quer conversar. O nosso governo vai estabelecer política de negociação com vários segmentos da sociedade para que a gente possa começar a reestabelecer a paz. Sempre vai ter o fanático, mas paciência. O que nós precisamos é transformar esses fanáticos em minoria”, disse Lula.
Por fim, o candidato petista também fala em reestabelecer o convívio amigável entre as pessoas que possuem divergências políticas, caso consiga sua reeleição.
“Eu acho que nós precisamos reestabelecer a democracia e o diálogo no Brasil, assim como a convivência amigável entre as pessoas, as famílias não podem brigar por causa de política. Eu tinha o meu irmão que era do partido comunista e eu era do PT, o nosso pacto era de não conversar com política em casa. Temos que mostrar para as pessoas que é normal a gente conviver democraticamente na diversidade, um católico não precisa ter bronca de um evangélico e vice-versa, um político do PT não precisa ter bronca de outro partido político e vice-versa. Isso acontecia até outro dia, era antes de 2014. Como eu acredito na democracia, eu estou convencido que vamos restabelecer a civilidade no Brasil”, finalizou.
A entrevista ao DL Show pode ser vista na íntegra, clicando aqui.
+ Lula ou Bolsonaro? Veja quem teve mais votos em Ouro Preto, Mariana e Itabirito
Pesquisa do Ipec
A pesquisa do Ipec divulgada na segunda-feira (24), sob encomenda da Globo, mostra Lula na frente no segundo turno, com 50% de intenção dos votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 43%. O levantamento foi feito entre sábado (22) e segunda e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Lula diz que pessoas da extrema direita precisam ser recicladas […]
[…] + Lula diz que pessoas da extrema direita precisam ser recicladas […]