Juliano Duarte confirma pré-candidatura à prefeitura de Mariana

O vereador Juliano Duarte (PSB) tornou oficial a sua pré-candidatura à Prefeitura de Mariana. O parlamentar já chefiou interinamente o executivo municipal entre janeiro de 2021 até junho de 2022, quando como presidente da câmara, assumiu o vácuo deixado pelo imbróglio jurídico da chapa Cota-Vilas Boas. Agora, em 2024, Duarte enfrentará Celso Cota (PSDB) com a máquina pública na mão, em um pleito que promete ser acirrado do início ao fim.

O parlamentar está no 4º mandato como vereador, tendo sido o mais votado das eleições de 2020, com 1.460 votos válidos, mais de 4% do eleitorado. Quando assumiu a Prefeitura, Duarte liderou o processo de implementação do Tarifa Zero, além de dar continuidade e iniciar algumas obras no município.

Leia também:

Contudo, ele precisou sair do cargo no meio de 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento dele devido ao impedimento da sucessão entre irmãos, em conformidade com o parágrafo sétimo do Artigo 14 da Constituição Federal. Essa decisão resulta em três gestões consecutivas comandadas por membros da mesma família. Ronaldo Bento, atual presidente em exercício da Câmara Municipal, é o designado para assumir o cargo de prefeito interino, aguardando apenas a notificação oficial para efetivar sua posse. Após o afastamento, Juliano Duarte retornou à Presidência da Câmara Municipal.

Na semana passada, o jornal Galilé trouxe em primeira mão a informação de que Celso Cota está confirmado como pré-candidato à reeleição, apresentando a sua certidão de aptidão no TSE. Com isso, Juliano Duarte deve enfrentar Celso Cota.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment