Na última quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto assinou um convênio entre os municípios de Ouro Preto e Mariana no Auditório do Gabinete, na Cidade Patrimônio Mundial. Desta forma, o Hospital de Olhos também poderá atender marianenses no tratamento de retinopatia diabética, doença causada pela Diabetes que pode levar a perda completa da visão.
“Não seria uma divisão, seria uma ampliação de serviços, então a gente não estaria diminuindo o atendimento à população de Ouro Preto”, explicou Leandro Moreira, secretário de Saúde de Ouro Preto.
Em Mariana, o Lions Club, parceiro da Prefeitura de Ouro Preto na criação do hospital, irá custear nove mil exames de fotocoagulação, valor que corresponde a R$585 mil. O exame é um mapeamento da retina realizado em diabéticos e pode evitar que eles percam a visão.
Diabéticos têm uma tendência a terem problemas de visão caso eles não tratem dessa condição. “Mas, com o tratamento que está sendo oferecido na região e com um cuidado preventivo em relação à diabetes, a pessoa consegue conservar sua visão e ter a sua saúde preservada”, afirmou o representante do clube.
O secretário também explicou que “o Estado está num processo de organização da linha de cuidado oftalmológica, dividindo por regiões, então é um momento muito oportuno para nós nos organizarmos enquanto microrregião, fortalece essa ideia de microrregião”.
Por enquanto, o Hospital dos Olhos ampliará seus atendimentos para os marianenses, mas Itabirito também está nos planos futuros. O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, explica que as cidades trabalham juntas para atender a região. “Assim como nós já temos a hemodiálise de Mariana atendendo os ouropretanos e a mamografia em Itabirito atendendo as ouropretanas, nós podemos também ter o Hospital dos Olhos pelo SUS atendendo Mariana”. O hospital ainda deve ser credenciado junto ao SUS.
+ Ouro Preto: vigilância encontra coliformes totais em água da Saneouro
Hospital dos Olhos foi inaugurado este ano
O Hospital dos Olhos foi inaugurado em junho deste ano, através de uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o LCIF, a Fundação Internacional de Lions Clubs. “Até então a Clínica dos Olhos focava mais no diagnóstico. Este ano, com os investimentos que foram realizados, além do diagnóstico completo, a gente tem esse potencial de tratamento e de resolver 95% das necessidades oftalmológicas da população de Ouro Preto”, explicou Moreira. Vale destacar que toda a assistência do hospital é 100% gratuita.
Luciano Guimarães, representante do Lions Club em Ouro Preto, ressalta que “esse trabalho é fruto de uma missão mundial do Lions, cujo principal trabalho é combater a cegueira reversível e evitável no mundo”.
Em 2022, o Hospital dos Olhos de Ouro Preto realizou:
- Avaliação glaucoma: 893
- Avaliações catarata: 414
- Cirurgia de catarata: 449
- Avaliação retina: 1.041
- Microcirurgia a laser: 63
- Exame ultrassom ocular: 49
- Microscopia Especular: 42
- OCT (Tomografia): 1.046
- Retinografia Colorida: 1.000
- Capsulotomia YAG laser: 55
- Fotocoagulação a laser: 151
- Injeção intravítrea: 231
- Retinografia fluorescente: 226
- Avaliação córnea: 89
- Avaliação estrabismo: 90
- Avaliação plástica ocular: 287
- Campimetria: 19
- Cirurgia ou exérese de calázio: 8
- Cirurgia ou exérese retribuo: 155
- Blefaroplastia: 67
- Teste de Schirmer: 2
- Consultas oftalmológicas: 8.455
- Consulta acompanhamento glaucoma: 1.608
- Topografia de córnea: 94
- TOTAL: 16.440
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.