O Atlético visita o Flamengo na noite de sábado (15), em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo é o sétimo colocado, com 47 pontos, e tem a oportunidade de se aproximar do G-4, contra o clube carioca que é o quarto, com 52 pontos. Há três jogos sem perder, o Alvinegro busca engrenar uma sequência de vitórias para se recuperar e garantir uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. A partida terá transmissão exclusiva do canal pay per view Premiere.
Provável escalação do Flamengo: Santos, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Victor Hugo e Matheus França; Cebolinha, Marinho e Mateusão.
Técnico: Dorival Júnior.
Provável escalação do Atlético: Éverson, Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Dodô; Allan, Otávio, Nacho Fernández, Zaracho e Keno; Hulk (Alan Kardek ou Sasha).
Técnico: Cuca.
Arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO)
- Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
- Quarto Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
- Árbitro de vídeo (VAR): Thiago Duarte Peixoto (SP)
+ Atlético aparece no Top 10 de melhores times do mundo de setembro da IFFHS
Retrospecto
Uma das maiores rivalidades interestaduais do país, Galo e o clube carioca têm equilíbrio no retrospecto geral do duelo. Foram 120 jogos e 342 gols marcados, sendo 40 vitórias para o Atlético Mineiro, com 169 gols marcados, 47 vitórias para o Flamengo, com 173 gols marcados e 33 empates.
A última vez que Atlético e Flamengo se enfrentaram foi em julho deste ano, pela Copa do Brasil, com vitória para os cariocas, por 2 a 0, no Maracanã. Neste ano, os dois se encontraram quatro vezes, foram duas vitórias mineiras e uma do rubro-negro, além de um empate (que resultou na vitória atleticana nos pênaltis, na Supercopa). O duelo de sábado será o último do ano.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.