Texto: Sabrina Pereira
A 3ª edição do Festival de Turismo de Ouro Preto acontece de 1 a 3 de junho, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O Evento é uma correalização do “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau” e da Prefeitura Municipal. Todavia, neste ano, o FESTUR possui o tema: “Turismo Criativo/Turismo Inteligente”, com foco no ”Turismo de Experiências”. Que visa explorar o potencial criativo dos setores relacionados à cadeia produtiva do turismo. O acesso ao Festival é gratuito, sendo necessário inscrições para as atividades (neste link).
Nesse hiato, o Festival contará com uma programação diversificada. A saber, com palestras, painéis, talks, oficinas e cozinhas show, que terá, no primeiro dia, a curadoria do Senac com o projeto “Primórdios da Gastronomia Mineira”. Somado a presença de mais de 60 expositores de várias regiões de Minas Gerais com destaque os produtores rurais do município.
Ao longo dos dias serão desenvolvidas diversas atividades culturais abordando temas como preservação do patrimônio, turismo sustentável e valorização da cultura local. Os participantes terão a chance de expandir seus conhecimentos e se atualizar sobre as tendências do setor. Sobretudo, uma oportunidade ímpar de experiências, benchmarking, network e desenvolvimento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, falou sobre o potencial do Festival para a divulgação da cidade:
“O Festival de Turismo é um evento importantíssimo para Ouro Preto e já entrou no calendário oficial de eventos da cidade, um encontro que vem para somar na profissionalização do turismo da nossa cidade, principalmente pós pandemia. Agora temos um novo modelo de turismo e o número de turistas de Ouro Preto e das cidades históricas cresceu bastante. Também é importante ressaltar que o Festival tem um potencial muito grande para divulgação de Ouro Preto enquanto destino turístico”, afirmou o secretário.
Leia mais: Polícia Federal estará em Mariana apurando fraudes em registros de atingidos
O FESTUR Ouro Preto
Serão dias repletos de discussões e trocas sobre turismo, gastronomia e negócios, promovendo Minas Gerais como destino turístico. Uma das atrações mais esperadas pelo público é o Espaço Gourmet, na Cozinha Show, com a participação de chefes de Ouro Preto. Além de atrações culturais durante todos os dias de evento. Desse modo, a gastronomia ouro-pretana se destaca, sobretudo, oferecendo pratos típicos irresistíveis, como o famoso feijão-tropeiro e os doces tradicionais de Minas Gerais.
O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é uma correalização do “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau” e da Prefeitura de Ouro Preto. Os organizadores apostam na conexão entre os setores e na potencialização das cadeias produtivas, por meio da promoção de produtos e serviços das cidades e Circuitos Turísticos Mineiros. O evento também é uma excelente oportunidade para promover a economia local, incentivando a compra de produtos regionais e o estabelecimento de parcerias entre empresários do setor turístico.
A diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Fabiana Nonato, reforçou a importância do apoio da prefeitura para a realização do FESTUR e falou também sobre as oportunidades de negócios que podem ser geradas a partir do evento:
“A prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo é um dos correalizadores deste importante evento, por acreditar na visibilidade de Ouro Preto no contexto internacional com a realização deste festival e nas inúmeras oportunidades de negócios e parcerias que serão criadas para fortalecer a economia e cadeia produtiva do Turismo em Ouro Preto e região”, disse a diretora.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, ressaltou que o turismo é o setor que mais gera empregos para o município:
“No FESTUR o setor hoteleiro participa e os conhecimentos se encontram. Os estudantes do curso de Turismo devem participar ativamente porque é uma das principais atividades econômicas de nossa cidade. Nesse momento, o turismo é o setor que mais gera emprego em Ouro Preto, dentro do Plano de Diversificação Econômica da cidade podemos ver isso melhor. É um momento onde tudo isso se alinha, pensando estratégias e políticas públicas para o turismo, trazendo novos casos de sucesso de outras localidades, além de uma extensa programação cultural”, concluiu Flávio Malta.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] 3ª edição do Festival de Turismo de Ouro Preto terá início no dia 1º de junho […]