A aguardada Feira Estadual de Economia Popular Solidária está prestes a acontecer, trazendo consigo uma celebração da economia sustentável e da cultura local. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, na Rua Domingos Diniz Moreira, na Praça Presidente Tancredo Neves, em Contagem.
Esta edição da feira é particularmente especial, sendo a primeira a ocorrer após a pandemia. Ela é financiada pelo Fundo Estadual de Economia Solidária e organizada pelo Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária em parceria com a Prefeitura de Contagem. A Associação Aprender Produzir Juntos (APJ), de Teófilo Otoni, é a executora dos recursos do fundo.
A feira contará com a participação de 100 empreendimentos, representando todas as 18 regionais estaduais de Minas Gerais. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir produtos da Economia Solidária de todo o estado, contribuindo para o fortalecimento dessa importante vertente econômica.
Além da comercialização de produtos, a Feira Estadual de Economia Solidária oferecerá uma programação cultural diversificada. No dia de abertura, sexta-feira, haverá um seminário de formação em Economia Popular Solidária, juntamente com solenidades de abertura com a participação de autoridades políticas. Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão desfrutar de apresentações musicais, performances de malabarismo, dança e áreas dedicadas à recreação infantil.
Leia também: Veículo clonado é apreendido com menor em Itabirito
O principal objetivo da Feira Estadual de Economia Solidária, assim como das Feiras Regionais, é promover o desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões de Minas Gerais. Além disso, busca melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis, fortalecendo a Economia Popular Solidária no estado. Isso é feito por meio da inclusão produtiva de empreendimentos, da criação de condições de trabalho sustentáveis e justas, e do estímulo à produção autônoma e coletiva baseada em valores como fraternidade e sustentabilidade.
A Feira Estadual de Economia Popular Solidária promete ser um evento enriquecedor, que une a economia com a cultura, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais e o fortalecimento de empreendimentos locais. É uma oportunidade imperdível para apoiar a economia solidária e desfrutar da riqueza cultural do estado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.