Federação Brasil da Esperança avança no debate político em Ouro Preto

Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, ocorreu uma importante reunião da Federação Brasil da Esperança no Escritório regional do projeto “Juntos Pra Servir”, dos deputados Leleco Pimentel (PT) e Padre João (PT), em Ouro Preto – MG. O encontro contou com a participação expressiva dos filiados dos três partidos da federação (PT, PC do B e PV), e teve como convidado o presidente estadual do PC do B e da Federação, Wadson Ribeiro.

Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos, destacando-se as intervenções do Wadson Ribeiro e do deputado estadual Leleco Pimentel, que realizaram uma análise da conjuntura política em âmbito nacional, estadual e municipal. Eles ressaltaram também a atuação predatória das mineradoras no Estado de Minas Gerais, especialmente na região dos Inconfidentes, e citaram os exemplos de Antônio Pereira e Botafogo.

O presidente do PC do B de Ouro Preto, Luiz Carlos Teixeira, em entrevista para o jornal Galilé destacou a importância da reunião e da federação

‘’A vinda do Wadson Ribeiro para Ouro Preto é muito importante para a consolidação, para a construção e organização da Federação Brasil da Esperança a nível municipal,  e para a construção da Comissão Municipal da Federação. E a Federação permite esse debate permanente de posições, de visões de mundo buscando consenso, buscando a construção de unidade. É um avanço na democracia brasileira. Inclusive a gente tem essa tradição dos partidos, PT, PV, PC do B, que são partidos que defendem a soberania do estado democrático de direito e defendem obstinadamente a Constituição Federal.’’

Entre os pontos mais debatidos na reunião estava a divulgação de um documento contendo a assinatura digital do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), em dois momentos distintos, dando anuência para a atividade extrativa mineral na região da Gruta de Nossa Senhora da Lapa, localizada no distrito de Antônio Pereira. O prefeito negou a assinatura, mas como outras pessoas podem ter assinado por ele, mesmo sem o seu conhecimento, a Federação debateu fortemente essa questão em busca de entendimento e respostas sobre o ocorrido. Confira abaixo a nota elaborada e assinada pelos três partidos:

Leia também:

NOTA DA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA DE OURO PRETO

Fomos surpreendidos na última semana com a divulgação de uma autorização municipal para extração mineral na área localizada próxima à Gruta de Nossa Senhora da Lapa, bem imaterial da população de Antônio Pereira.

                Cientes da importância deste fato, nossa Federação procurou o secretário de meio ambiente e presidente do PV de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, que desmentiu o fato de tal ação ter tido aval da supracitada secretaria.

                Entretanto, de maneira ainda mais surpreendente, surgiu nas redes sociais um documento supostamente assinado eletronicamente pelo prefeito municipal dando ciência da tal extração, curiosamente, sem seguir, inclusive os ritos legais que uma ação deste tipo precisa ter antes de decretada ou autorizada.

                Ao ser informado desta assinatura, prontamente Angelo Oswaldo (PV) negou ter assinado este documento, o que traz uma pergunta que não quer calar: se não foi o chefe do executivo municipal, quem assinou?

                Desta forma, a Federação Brasil da Esperança vem a público dizer que não compactuamos com esta autorização ilegal, deixando claro que não aceitaremos mineração na área do entorno da Gruta da Lapa, nem tampouco na região do Botafogo, berço de importantes mananciais em nosso município. Prova disso, é o Projeto de Lei do Deputado Estadual Leleco Pimentel, do PT de Ouro Preto e de nossa Federação, que busca a preservação de nossas águas nascentes na referida localidade.

                Queremos a punição administrativa e, quiçá, criminal dos responsáveis por essa suposta assinatura. Não toleraremos destruir nossos bens históricos, ambientais e religiosos, bandeiras históricas de nossas agremiações ao longo da história!

                Na defesa da cidade que acreditamos, subscrevem esta nota os diretórios municipais dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança na cidade patrimônio mundial.

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Partido Verde (PV)

Novas reuniões da Federação estão previstas para acontecer durante o mês de março e o Jornal Galilé seguirá acompanhando de perto os acontecimentos da política ouro-pretana.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment