Na quinta-feira (18), Mariana dá mais um passo importante em seu compromisso com o bem-estar de suas crianças e adolescentes com a inauguração da sede técnica do serviço Acolhimento em Família Acolhedora. Este espaço, situado na Travessa Wenceslau Braz, número 62, será vital para oferecer suporte e orientação às famílias envolvidas nesse processo essencial de acolhimento.
Quando uma criança de Mariana enfrenta um trauma e necessita de acolhimento, ela tem um refúgio na modalidade Família Acolhedora do Serviço de Acolhimento. Essa iniciativa visa garantir dignidade e apoio para aqueles que mais precisam. O acolhimento em Família Acolhedora é uma medida respaldada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quando a família biológica não consegue prover os cuidados necessários.
Leia também:
Existem três modalidades de acolhimento, sendo o acolhimento em família acolhedora uma delas. Nessa modalidade, a criança ou adolescente é temporariamente cuidado por uma família diferente, conhecida como família acolhedora. Para se tornar uma família acolhedora, é preciso passar por um processo seletivo, capacitação e acompanhamento pela equipe técnica do serviço, garantindo assim que estejam aptas a oferecer os cuidados e proteção necessários.
O objetivo do acolhimento em família acolhedora é proporcionar segurança e afeto às crianças e adolescentes durante um momento difícil, até que seja possível o retorno à família de origem. Nos casos em que o retorno não é viável, a criança pode ser encaminhada para adoção.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.