A água e esgoto em Mariana é uma pauta recorrente, e durante entrevista para a radio Real FM, o prefeito de Mariana, Celso Cota, comentou sobre a água e esgoto na cidade. “Eu acredito muito no Sistema Autônomo de Água e Esgoto, o Saae. Mas eu acho que ele precisa de investimento ano a ano e crescente”, comentou o gestor público.
A primeira etapa do tratamento de esgoto na Primaz ja começou, e segundo o prefeito a segunda etapa deve ser licitada até o meio do ano. Esta consistirá na contrução da estação de tratamento.
A expectativa do prefeito é que “em uns dois anos e meio, três anos estaremos beirando os 90% quase 100% de esgoto tratado”
- Esportes e História: Iron Biker 2024 passará pelo circuito da mineração
- Celso Cota está apto no TSE e vai concorrer à reeleição em Mariana
Atualmente o esgoto da cidade é despejado diretamente no Ribeirão do Carmo, o que agrava questões ambientais e de saúde pública. O investimento atual de R$53 milhões para realização das obras vem de recursos da Fundação Renova administrados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Segundo a prefeitura, estão previstas a implantação de redes coletoras, interceptores e auxiliares. A ação prevê mais de 50 km de redes para coleta e transporte de detritos, até o destino final, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Sobre a água, o prefeito relata os investimentos em hidrômetros como forma de controle, mas também de educação e conscientização do consumo. E sobre a possibilidade de cobrança, a ideia é que seja cobrado o consumo após determinado volume. “Não precisamos de contas absurdas para poucos pagarem. O que precisamos é ter um sistema efetivo, controlado e acima de tudo planejado”, adiciona Celso Cota.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.