Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa

Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, os vereadores tiveram acesso a um estudo sobre a evasão de alunos da UFOP no município. De acordo com os números apresentados, em 2021, a universidade registrou uma taxa de abandono de 21%. Em ofício enviado à casa legislativa da cidade, a instituição apontou a alta dos aluguéis como um dos maiores motivadores.

Leia também: Homem é preso com revólver e munições em Mariana

Com o objetivo de informar sobre os números e propor a discussão, a UFOP anunciou que está em alerta e busca encontrar meios de discutir a situação da moradia de seus estudantes. Ao somar o contingente de alunos do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), campi de Mariana, o total chega a 3 mil pessoas. Essa população influencia diretamente a economia e o desenvolvimento local.

Os dados do estudo, apresentado por Matheus Henrique de Faria Pereira, diretor do ICHS, ainda indicam que os alunos movimentam cerca de R$ 30 milhões por ano em Mariana. Entre 2012 e 2017, os estudantes colocaram para rodar mais de R$ 160 milhões na cidade.

COMO COMBATER A EVASÃO DE ALUNOS UFOP EM MARIANA

Com isso, para contornar o problema, a UFOP solicitou o debate acerca de algum subsídio ou aluguel social para os alunos. A instituição justifica ressaltando a importância da Universidade para o município.

De acordo com o presidente da Câmara, Fernando Sampaio (PSB), houve uma reunião com a Vanessa Campolino Horta, promotora do Estado de Minas Gerais, que solicitou um relatório indicando os caminhos para receber orçamentos das mineradoras.

Leia também: Processo sobre tragédia em Mariana no Reino Unido tem 700 mil autores

Como resposta, ele nomeou uma comissão para estudar as possibilidades. Para a elaboração deste documento foram escolhidos os veradores Marcelo Macedo (MDB), Zezinho Salete (MDB) e Preto do Cabanas (PV). Os três parlamentares ficarão responsáveis por buscar caminhos para uma compensação da Renova e das miradoras que atuam na cidade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa”

  1. […] Leia também: Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa […]

  2. […] Leia também: Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa […]

  3. […] Por conta da grande demanda por casas causada pela chegada massiva de habitantes, o preço dos aluguéis na Primaz de Minas disparou, impactando diretamentamente em toda a população de Mariana. O alto preço das casas leva a um desíquilibrio muito grande do mercado da habitação, causando problemas reais na economia da cidade. Recentemente, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) apresentou um estudo que afirma que a sua taxa de evasão em Mariana chegou a 21%. […]

  4. […] Leia mais: Taxa de evasão da UFOP chega a 21% em Mariana; alta dos aluguéis é apontada como causa […]

Leave a Comment