A segunda edição do “Sextas Abertas” da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) será realizada nesta sexta dia 24 de maio. Esta edição homenageia o grande artista Tunico dos Telhados.
O evento é gratuito e acontecerá das 9h às 18h no Casarão Pedro Aleixo, sede do Núcleo de Artes e Ofícios da FAOP, que fica na Praça Antônio Dias, 80. Além disso haverá uma programação no Adro das Dores das 17h às 23h.
O evento faz conexão com a programação do Fado em Cidades Históricas. Confira a programação clicando aqui.
Leia também:
- Ouro Preto terá evento de Empreendedorismo Preto Feminino
- 25 de maio é Dia D em Mariana e Ouro Preto
Confira a Programação:
MANHÃ
9h às 11h – Oficina “ESTAMPARIA ALTERNATIVA, COM DESENHOS DAS CRIANÇAS”, com Janaína Evangelista – para crianças de 6 a 8 anos.
9h às 12h – Oficina de Cerâmica “MODELAGEM EM PINCH POT”, com Ilka Harry – público em geral, a partir de 16 anos.
9h às 12h – Oficina “ÉTICA UBUNTU: CONEXÕES E RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE – TEORIA E PRÁTICA – PARTE 1”, com Carlos Melo (Descolonizando Pensamentos) e participação especial de Ingrid Ribeiro (Baú Recontando) – público em geral, a partir de 16 anos.
9h às 13h – Oficina “COSTURANDO ORALIDADES: EXPERIÊNCIA GRIÔ COM BONECAS – PARTE 1: CURVA DA VIVÊNCIA GRIÔ”, com Greyce Sampaio e Adriana Maciel – público em geral, a partir de 12 anos.
TARDE
14h às 17h – Oficina “TINGIMENTO NATURAL DE TECIDOS, COM CASCAS DE CEBOLAS”, com Jaqueline Padovan – público em geral, a partir de 16 anos.
14h às 17h – Oficina “HISTÓRIA, CULTURA, MÚSICA E FESTA CIGANA”, com Sol Sebastian e Alejandrina – público em geral, partir de 12 anos.
14h às 17h – Oficina “ÉTICA UBUNTU: CONEXÕES E RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE – TEORIA E PRÁTICA – PARTE 2”, com Carlos Melo (Descolonizando Pensamentos) – público em geral, a partir de 16 anos.
14h30 às 16h30 – Oficina “POESIA MINIMALISTA (Trovas, Haicais, Tankas, Quintas e Aldravias)”, com Andreia Donadon e J.B. Donadon Leal – para jovens a partir de 10 anos.
14h30 às 16h30 – Oficina “COSTURANDO ORALIDADES: EXPERIÊNCIA GRIÔ COM BONECAS – PARTE 2: DA CONSCIÊNCIA DA IDENTIDADE À CONSCIÊNCIA DA ANCESTRALIDADE”, com Greyce Sampaio e Adriana Maciel – público em geral, a partir de 12 anos.
14h às 15h – WORKSHOP DE CULINÁRIA, com a chef portuguesa Marlene Vieira.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA PARA PARTICIPAÇÃO EM NENHUMA DAS OFICINAS
DA PRAÇA ANTÔNIO DIAS AO ADRO DAS DORES
17h às 18h – CORTEJO EM HOMENAGEM A TUNICO DOS TELHADOS:
- Intervenção cênico-musical “PIRATAS A BORDO”, com Arte Movi Produções Artísticas
- RADIANT JAZZ BAND
NO ADRO DAS DORES
17h às 22h – FEIRA DE ARTE e ARTESANATO, com organização de Ana Fátima Carvalho.
18h às 23h – MOSTRA AUDIOVISUAL EM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO TUNICO DOS TELHADOS”, com seleção de Ainá Santiago, organização e edição de Ricardo Macêdo.
O Sextas Abertas acontece desde 2016 e tem por objetivo fortalecer os laços entre a FAOP e a sociedade ouro-pretana e região. Por meio da oferta de cursos e oficinas gratuitas, a fundação desenvolve diálogo com moradores, artistas e visitantes, além de dar visibilidade aos trabalhos e projetos dos frequentadores do espaço. Para este ano estão previstas seis edições do evento.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.